Projecto discográfico ítalo- cabo-verdiano apresentado no Mindelo

7/12/2021 23:40 - Modificado em 7/12/2021 23:40
| Comentários fechados em Projecto discográfico ítalo- cabo-verdiano apresentado no Mindelo

A apresentação do projeto discográfico e cultural “Capo Verde, terra d’amore”, acontece no próximo dia 10 de dezembro, no Centro Cultural do Mindelo, e é fruto de um projecto criado pela associação não-lucrativa italiana “Numar Un” a discografia está baseada nas músicas fundamentais cabo-verdianas, traduzidas para o italiano.

Com a autorização de Lusafrica, Sony Music e Maremusica, o projecto é em benefício do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, cuja discografia está baseada nas músicas fundamentais cabo-verdianas, traduzidas para o italiano e interpretadas por grandes artistas do mediterrâneo individualmente e em dueto com cantores cabo-verdianos.

Projetada em 10 CDs (como dez são as ilhas do arquipélago), a obra foi concebida pelo jornalista e produtor musical Alberto Zeppieri, sócio fundador de uma das mais importantes redes de comunicação italianas e membro do Unicef, que há alguns anos elege a ilha do Sal como sua residência.

E que com a ajuda de colaboradores, envolveu na iniciativa um grupo de profissionais e sobretudo os cantores e músicos mais representativos dos dois países, para realizar uma geminação cultural que é também o símbolo da amizade e do amor pelo povo, pela arte e pela cultura cabo-verdianos.

Os artistas: Ornella Vanoni, Gigi D’Alessio, Fabio Concato, Ron, Stefano Bollani, Massimo Ranieri, Giusy Ferreri, Iva Zanicchi, Peppino di Capri, Fabrizio Bosso, Cristiano Malgioglio, Gianni Morandi, Tosca, Paolo Fresu, e outros, entrelaçam-se musicalmente com Cesária Évora e os nomes cabo-verdianos mais importantes: Teófilo Chantre, Mário Lúcio Sousa, Tete Alhinho, Lura, Mirri Lobo, Cremilda Medina, Elida Almeida, Nancy Vieria, Carmen Souza, Tito Paris, Celina Pereira, Solange Cesarovna, Mariana Ramos, Maria de Barros, e com estrelas internacionais: Kayah, Bonga, Dorota Miśkiewicz, Omar Sosa, Idan Raichel e Ian Anderson do grupo Jethro Tull, todos reunidos para uma homenagem especial à rainha da world music.

A apresentação do álbum acontece no dia 10 de dezembro, no Centro cultural do Mindelo, e contará com a presença do produtor Alberto Zeppieri, da Helena Fortes, da associação de amizade ítalo-cabo-verdiana Kriol-Itá.

Na ocasião estará também exposto um precioso vinil, “joia” para colecionadores, impresso em edição limitada para o aniversário da morte de Cesária Évora.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.