Campanha limpeza “Soncent de costa livre” termina ano com balanço positivo

7/12/2021 23:31 - Modificado em 7/12/2021 23:31
| Comentários fechados em Campanha limpeza “Soncent de costa livre” termina ano com balanço positivo
@ Biosfera I

No último sábado, 04 de dezembro, a Biosfera I na última campanha de limpeza deste ano, conseguiu recolher 300 quilos de lixo na praia de Salamansa, neste ato que contou com o apoio de cerca de 40 voluntários,.

De acordo com o coordenador da campanha de limpeza, “Soncent de costa livre”, antes de Salamansa, a Biosfera esteve a atuar em outras praias, para preparar a chegada das tartarugas para a desova, cuja época se iniciou em Junho. E que, agora com o aproximar do fim do ano, optaram por realizar a última campanha de limpeza deste ano, na praia de Salamansa.

O objectivo inicial da campanha, de acordo com o coordenador da Biosfera, era conseguir limpar a maior área possível. “Pelo menos a praia ficou limpa, mas temos encostas de difícil acesso onde o lixo se acumula e devido ao tempo limitado, tal não foi possível”, referiu Christian Mosso.  

Conforme este responsável, a Biosfera I durante este ano, fez campanha de recolha de lixo, num sábado de cada mês, sempre nessa zona costeira. Isto com a expectativa de ter a participação de mais pessoas.

“Fazemos sempre o apelo, para que as pessoas participem nesta luta, que é manter a nossa zona costeira limpa, durante um ano inteiro e temos tido alguma adesão”, relata Christian Mosso.

Explicou, ainda, que os materiais recolhidos serão tratados de forma selectiva e posteriormente levados a organizações que possam reaproveitar aquilo não se pode aproveitar.

Segundo Christian Mosso, após a recolha, fazem uma triagem do lixo, para separar plásticos, latas, materiais eletrónicos, entre outros, que depois são recolhidos por pessoas/empresas que fazem reciclagem do lixo do mar e transformação em indústria de produtos artesanais comercializáveis.

“Durante esses dias conseguimos recolher uma boa quantidade de lixo, a maior parte do mesmo poderá ser reciclado e dará lugar a outras coisas como materiais de decoração”, disse.

A palavra de ordem é continuar e por isso o apelo à participação das pessoas e a mais parceiros. O objetivo, conforme o coordenador, é continuar a trabalhar para eliminar os focos de lixo acumulado nas várias praias da ilha.

EC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.