Fundação organiza Seminário Internacional sobre o Legado Teórico de Amílcar Cabral

6/12/2021 23:09 - Modificado em 6/12/2021 23:09
| Comentários fechados em Fundação organiza Seminário Internacional sobre o Legado Teórico de Amílcar Cabral

O Seminário Internacional sobre o Legado Teórico de Amílcar Cabral, O mesmo enquadra-se no programa alargado de celebração do centenário de nascimento do Patrono da Fundação Amílcar Cabral (que se celebra em Setembro de 2024) e no processo de candidatura do legado documental escrito de Cabral à Memória-Mundo da UNESCO.

O projecto é uma parceria entre a fundação e a ACOLP-Associação dos Combatentes pela Liberdade da Pátria, no quadro dos 50 anos do desaparecimento físico do seu Patrono (2023) e, ainda, no âmbito do seu centenário de nascimento (2024), e do processo de candidatura do legado documental escrito de Amílcar Cabral à Memória-Mundo da UNESCO, organiza um Seminário Internacional sobre o tema em título, na sala de Convenções da Uni-CV.

Amílcar Cabral é um intelectual e político revolucionário cada vez mais lido, respeitado e referenciado a nível internacional, sendo actualmente considerado uma das figuras mais marcantes da sua época no continente africano. A própria BBC, em 2020, na World History Magazine, considerou-o o segundo maior líder mundial de todos os tempos.

Ora, quais são os traços marcantes do seu pensamento político que constituem uma referência para o mundo actual? Em que medida o pensamento de Amílcar Cabral traz contributos originais para a reflexão que é presentemente levada a cabo sobre a realidade africana e a de outros continentes, por académicos e intelectuais de todo o mundo?

Com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, e de outras instituições, nacionais e internacionais, e em parceria com a UniCV, a Fundação Amílcar Cabral e a ACOLP promovem a realização de um Seminário Internacional sobre o Legado Teórico do seu patrono, a ter lugar nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2021, na cidade da Praia e virtualmente.

Para tal, foram convidados alguns dos especialistas que se têm debruçado sobre esta temática, que irão partilhar com o grande público as suas reflexões sobre a questão, incidindo sobre conceitos como o Nacionalismo, o Pan-Africanismo, a Filosofia da Libertação e o Cabralismo. Os oradores convidados (Cabo Verde, Guiné-Bissau, França, Quénia, USA) irão debater entre si e com os participantes acerca da assunção deste legado a nível mundial, em África, na Guiné-Bissau e em Cabo Verde.

Os trabalhos serão conduzidos em Português, Inglês e Francês, com tradução simultânea.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.