Rui Semedo é o único candidato oficial a presidente do PAICV

6/12/2021 23:01 - Modificado em 6/12/2021 23:01
| Comentários fechados em Rui Semedo é o único candidato oficial a presidente do PAICV

O deputado Rui Semedo entregou ontem, 05 dezembro, o dossier de candidatura á liderança do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) e dos seus delegados ao Congresso.

As propostas de candidaturas deveriam ser entregues até 05 de dezembro, e o antigo líder parlamentar, ex-ministro Adjunto do Primeiro-Ministro entre 2011 e 2016, vice-presidente do PAICV e líder interino desde a renúncia de Janira Hopffer Almada, a candidatura de Rui Semedo, foi o único a entregar a sua candidatura.

Segundo o mandatário nacional, Démis Almeida Lobo que congrega os elementos necessários para ser poder Autárquico e Legislativo, nas próximas eleições.

Ainda segundo Lobo, a lista é unificadora do partido já que reúne sensibilidades de todos os sectores do PAICV, tanto a nível nacional como na diáspora

O deputado e antigo ministro da Defesa e dos Assuntos Parlamentares no Governo do PAICV disse que para já só concorre a este mandato, de três anos (2022-2024). Acrescentou que só depois desse período, apenas com eleições autárquicas, em 2024 – é que avaliará o futuro, nomeadamente tentar um segundo mandato e concorrer ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2026.

O mandatário adiantou que a lista é formada, 44% por mulheres e 56% por homens e é subscrita por cerca de 4 mil pessoas, mais de 10% dos 35 mil militantes do partido e que 352 subscrições vêm da Diáspora.

A candidatura defende, segundo Démis Lobo, princípios como a defesa da dignidade humana, a promoção das liberdades, da paz, da justiça, da igualdade e o desenvolvimento e demais princípios do Estado de Direito Democrático.

No entender do mandatário nacional a candidatura de Rui Semedo vem afirmar o PAICV enquanto partido de esquerda democrática, contemporânea e progressista capaz de estabelecer um projecto de alternância governativa estribada no lema Djuntu pa mas Cabu Verdi.

As eleições para a nova liderança do PAICV estão agendadas para 19 deste mês. O mandato é de 3 anos.

O Congresso Nacional que elegerá os demais órgãos realiza-se de 28 a 30 de Janeiro de 2022.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.