INSP: “Cabo Verde ainda não tem nenhum caso suspeito da variante Ómicron”

6/12/2021 22:50 - Modificado em 7/12/2021 11:37
| Comentários fechados em INSP: “Cabo Verde ainda não tem nenhum caso suspeito da variante Ómicron”

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, anunciou hoje que neste momento o país não tem nenhum caso sob vigilância epidemiológica da nova variante da Ómicron. No entanto, vincou que o país tem kits de testes que conseguem detetar variantes diferentes, mas que só podem ser confirmados com analise laboral.

Maria da Luz Lima que falava durante a conferência de imprensa semanal sobre o ponto de situação da covid-19 no país, anunciou que o país tem kits de testes PCR que permitem testar outras variantes de covid-19, também de Ómicron.

“Cabo Verde ainda não tem nenhum caso sob suspeita da nova variante Ómicron. No entanto, estamos sempre em contacto com o Laboratório Instituto Pasteur de Dakar, que faz a sequenciação genómica para confirmar possíveis casos” sustentou.

Ressalvou ainda que neste momento não há amostras para serem enviadas visto que na sequência das amostras analisadas pelo PCR  não se confirmou existência de uma variante diferente. “Sempre que houver um número suficiente de amostras enviamos para sequenciação. Como ainda não temos casos suspeitos não há necessidade de enviar amostras para Dakar” garantiu.

“A nova variante pode chegar ao país, mas estamos a trabalhar para que não haja tantos casos e bloquear o sistema nacional de saúde.  Todo mundo está em risco e as medidas como o pedido de teste antes da viagem foram tomadas no momento certo” concluiu.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.