DNS: “Estamos a avaliar os possíveis impactos desta nova variante”

29/11/2021 23:46 - Modificado em 29/11/2021 23:46
| Comentários fechados em DNS: “Estamos a avaliar os possíveis impactos desta nova variante”

Jorge Barreto, diretor nacional de saúde, assegurou hoje que o país está a avaliar os possíveis impactos da nova variante Ómicron, detetada na África do Sul, para a tomada de medidas adicionais de proteção.

Segundo Barreto, esta nova variante é motivo de preocupação por causa das várias mutações a ela associadas, o que poderá escapar aos mecanismos de proteção já em vigor. “Ainda não houve tempo de saber o impacto desta nova variante e que medidas adicionais devem ser tomadas. Estamos a acompanhar de perto esta situação” revelou o DNS.

Apesar das ameaças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a suspensão de voos de circulação de pessoas e bens, como medidas preventivas para mitigar as suas consequências, acrescentou ele ainda sobre as medidas de contenção.

Jorge Noel Barreto, defendeu que ainda que nenhuma estratégia pode impedir a entrada do vírus, e que o trabalho tem de ser feito no sentido de mitigar o seu impacto. “Uma das estratégias pode ser voltar a exigir testes de pessoas de um país para o outro, mas já vimos que pessoas que já entraram no país com resultados negativos, tiveram posteriormente resultado positivo” pontuou.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.