Associação de atletismo aposta na Marcha Olímpica para dinamizar a modalidade na ilha

28/11/2021 22:53 - Modificado em 28/11/2021 22:53
| Comentários fechados em Associação de atletismo aposta na Marcha Olímpica para dinamizar a modalidade na ilha

A Associação Regional de Atletismo está a avançar com a aposta na Marcha Olímpica, uma vertente do atletismo na ilha de São Vicente e, assim continuar firme na luta para a criação de condições para a prática da modalidade na ilha, que segundo Arlindo Fonseca tem sido o calcanhar de Aquiles na ilha.

O presidente da Associação Regional de Atletismo, considera que o atletismo em São Vicente está num nível bastante baixo, devido à falta de condições e por isso a associação está a lançar a modalidade a nível escolar. “Estamos a lançar o atletismo na vertente escolar, e ver se conseguimos alguns talentos e por isso, que o começamos com a marcha olímpica”, explicou o responsável.

Arlindo Fonseca diz que até a ilha ter uma pista de atletismo condiga, para que os praticantes saiam “da forma primitiva”, como tem sido, vai ser difícil manter/resgatar a qualidade da modalidade na ilha. “Tudo isso porque não temos meios para isso”, sustentou o dirigente desportivo.

E com esta entrada nas escolas, a começar pelas escolas de ensino, diz que estão a “caça” de talentos  e o objetivo é ver se conseguem levantar o atletismo em São Vicente.

“São Vicente, neste momento, não tem condições para a prática do atletismo, mas não vamos baixar os braços e continuaremos a lutar para alavancar esta modalidade”, sublinhou Arlindo Fonseca que garante que têm as ferramentas, mas a parte essencial, condições, é o que mais deixa falta. Enquanto isso, a associação vai utilizar espaços, com algumas condições, como os pátios e espaços abertos, para a prática da modalidade, enquanto continua a insistir com o governo para a construção da já prometida pista de Tartan.

Sobre a marcha atlética, esta é uma modalidade que compõe o atletismo e que tem regras e gestos técnicos específicos. Tornou-se uma modalidade olímpica a partir de 1908 nos Jogos de Londres.

Marcha atlética é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contacto com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ou seja, não flexionada) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.