Novembro Azul – ONG aposta na sensibilização para vencer a resistência em relação ao exame de próstata

28/11/2021 22:34 - Modificado em 28/11/2021 22:34
| Comentários fechados em Novembro Azul – ONG aposta na sensibilização para vencer a resistência em relação ao exame de próstata

Este é o objectivo da campanha de sensibilização desenvolvida pela Organização Não Governamental “Região Tour”, que quer apostar na sensibilização dos homens, cada vez mais cedo, para vencer a resistência em relação ao exame de próstata – necessário para a prevenção do Cancro da Próstata.

Neste sentido, a organização realizou este fim-de-semana, uma feira de saúde e uma actividade cultural na zona de Ribeira Bote, com o objectivo de levar mais informações à comunidade.

Carlos Ribeiro, diz que à luz das informações divulgadas, o exame de toque é necessário para o diagnóstico precoce, que é fundamental para a cura, mas que ainda é visto como tabu por alguns homens. “Sabemos que a maior parte dos homens não se zela, ou zela pouco pela sua saúde e que muitos têm preconceitos  sobre este exame”.

E um dos problemas que dificultam a prevenção é uma certa resistência por parte dos homens em relação ao exame do toque retal, um dos principais na detecção da doença.

O mês de novembro, que está a chegar ao fim, é marcado pela conscientização acerca do câncer de próstata, um tipo de tumor muito comum entre o público masculino.

Para os técnicos de saúde no local, é preciso deixar de lado o preconceito, e ir mais cedo possível fazer o teste, principalmente quando atingir os 40 anos.

Para ter um maior sucesso neste ponto, defendem a ideia de sensibilizar os homens ainda quando jovens, de forma a incutir a ideia de cedo, para que quando chegar a hora, possam fazer o teste sem nenhum problema.

Apesar de ser um ano inteiro, as campanhas de sensibilização, têm mais força no mês de Novembro, e neste sentido, Carlos Ribeiro afirma que no próximo ano vão investir ainda mais nas actividades de sensibilização o ano inteiro.

Tanto assim é, que, acrescentou, continuam a contar com as parcerias da Liga Cabo-verdiana Contra o Câncer (LCCC), da Delegacia de Saúde de São Vicente, da Associação de Diabéticos de São Vicente entre outras.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.