Morna Fest regressa com actuações na Ribeira Brava, na Praia e no Mindelo

26/11/2021 13:27 - Modificado em 26/11/2021 13:31
| Comentários fechados em Morna Fest regressa com actuações na Ribeira Brava, na Praia e no Mindelo

A 8ª edição do Morna Fest arranca no próximo dia 03 Dezembro com um espetáculo que acontece pela primeira vez no Polivalente Chanzinha, na Ribeira Brava, São Nicolau, e terá shows na cidade da Praia e no Mindelo.

Em conferência de imprensa hoje no Mindelo, o produtor da Boa Música, que organiza o evento, Júlio do Rosário, disse que o arranque do evento vai acontecer depois de dois anos de paragem por causa da covid-19 e o primeiro espetáculo será realizado no Dia Nacional da Morna, em homenagem a esta “melodia suave que embala a vida dos cabo-verdianos e que já é Património Imaterial da Humanidade”.

“A realização desta nova edição deve-se à boa aceitação pelo público que reconheceu no Morna Fest um evento cultural, e ao dinamismo social, cultural e económico que empreendeu nas cidades da Praia e do Mindelo, durante o dia do acontecimento”, explicou.

“A realização desta nova edição deve-se a boa aceitação pelo público que reconheceu no Morna Fest um evento cultural, e ao dinamismo social, cultural e económico que empreendeu as cidades da Praia e do Mindelo durante o dia do acontecimento”, concretizou Júlio do Rosário.

O projeto que se tornou num evento com realização anual, apresenta-se, conforme Júlio do Rosário como um importante animador do turismo da, e na ilha, contribuindo para criação de um produto que divulgue e promova a cidade da Praia e Mindelo, em mais um roteiro Turístico/Cultural. “Um evento que projetamos replicar em outros locais, pois pretendemos que o evento Morna Fest se expande por outras ilhas do país”, apontou.

Segundo a mesma fonte, na Ribeira Brava prevê-se a actuação de 15 artistas, dos quais oito são residentes na ilha de São Nicolau, para ao mesmo tempo celebrar a morna e as festividades do município.

O espectáculo na cidade da Praia será realizado, no dia 10 de Dezembro, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, com 16 artistas, enquanto que em São Vicente vai acontecer, no dia 11, na pracinha do Liceu Velho com 14 artistas.

 “Temos um cartaz de artistas radicados aqui e na diáspora porque temos um interesse enorme de muitos artistas cabo-verdianos em participar no Morna Fest porque já é uma marca nacional”, avançou.

Carlos Matos, Djila, Dudu Araújo, Calu Bana, Têtê Alhinho, Fantcha, Mandela Soares, Mariana Ramos, Diva Barros, Cremilda Medina, Assol Garcia entre outros estão entre os artistas que vão actuar nos espetáculos do Morna Fest e, conforme Júlio do Rosário, as deslocações desses artistas já estão asseguradas.

Para assistir aos espetáculos serão exigidos certificado ou cartão de vacinação e as pessoas serão submetidas ao controlo sanitário à entrada, deverão usar máscaras e fazer a desinfecção das mãos.

Conforme Júlio do Rosário, o objectivo é, a partir de 2022, levar o Morna Fest a todas as ilhas, transformando-o “quase num festival nacional” e já estão a trabalhar com parceiros e promotores para realizar o evento na Europa e nos Estados Unidos por forma a começar a internacionalizar o evento.

NN/Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.