URDI 2021: Ministro da Cultura promete a requalificação total da Praça Nova

26/11/2021 00:10 - Modificado em 26/11/2021 00:10
| Comentários fechados em URDI 2021: Ministro da Cultura promete a requalificação total da Praça Nova

Na 6ª edição da URDI, feira de artesanato e design Cabo Verde sob o lema/slogan  “Imaginar Futuros”, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou em São Vicente, que o governo vai, em conjunto com Câmara Municipal, promover a requalificação total da Praça Amílcar Cabral, popularmente conhecido, como Praça Nova do Mindelo.

O governante lamentou ainda o não cumprimento da promessa de fazer a URDI na nova sede do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), visto que as obras não estão prontas devido a situação atual que o país enfrenta, afirmando que a requalificação da Praça Nova dará lugar a um “olhar moderno avançado e integrado” com uma “visão vanguardista” que é a arquitetura e design do novo CNAD.

Para o responsável pela pasta da Cultura o retorno da URDI este ano “é sinal de que vamos terminar a obra do CNAD e também iremos, com a Câmara Municipal de São Vicente promover a requalificação total da praça nova do Mindelo”, assegurou.

Para o ministro, a feira criou raízes através da sua “penetração” em São Vicente e que as ilhas da Boa Vista e do Sal, sendo as “capitais do turismo” em Cabo Verde devem, também se inspirar na apresentação e na qualidade do artesanato que se faz no Mindelo.

Sobre o tema desta edição, o diretor do CNAD, Irlando Ferreira, defendeu que “Imaginar Futuros” só foi viável através de uma ação integrada e da voz plural da comunidade.

Neste sentido foram convidados designers e artesãos nacionais e da diáspora para apresentarem propostas de possíveis futuros e para refletir o sector sobre a forma de um “manifesto criativo”.

Esta edição homenageia duas figuras notórias já falecidas da cultura de Cabo Verde que são  o mestre artesão Miguel Fortes e a comunicadora e produtora cultural Samira Pereira.

A Urdi permanece na cidade até o dia 28 de Novembro e dará seguimento à apresentação dos resultados do concurso de design, Klaridad –“Imaginar Futuros”, ao Pote –“ Residência Criativa” e a oficina “Urdi Júnior”, que integram o Salão Created in Cabo Verde, expostos no Centro Cultural do Mindelo e na galeria Zero Point Art.

Daisy Aleixo (Estagiária)/ EC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.