Associação Cabo-verdiana Alumni dos EUA quer capacitar estrategicamente a juventude

13/04/2024 21:41 - Modificado em 13/04/2024 21:41

Os novos órgãos sociais da Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (ACA-EUA), empossados hoje na Cidade da Praia, prometem trabalhar estrategicamente para capacitar a juventude, visando a criação de um futuro brilhante para todos.

Esta convicção foi manifestada hoje pela presidente da (ACA-EUA), Hernídia Tavares, durante a cerimónia de tomada de posse, tendo afirmado que a associação quer partilhar este “bidão” de conhecimentos adquiridos nas várias formações realizadas nos EUA com os outros.

Assumir a liderança desta associação é para a novel presidente, o sinónimo de abraçar este serviço aos outros, mediante a mobilização de um conjunto de oportunidades de modo que os conhecimentos, experiências e sabedorias adquiridas sejam colocadas ao serviço das comunidades, de uma forma estruturada e organizada para melhor aproveitar o potencial deste colectivo.

“Nossa visão é criar oportunidades através de projectos educativos e cívicos que inspirem os nossos jovens a fazer e a ser mais, tornarmo-nos numa das associações mais ágeis, respeitadas e reconhecidas de Cabo Verde”, afirmou Tavares.

Já o ministro das Comunidades, Jorge Santos, ao presidir à cerimónia, enalteceu a importância desta associação, face à sua ligação umbilical com os EUA, “um dos principais países do mundo a acreditar que era possível que Cabo Verde fosse um país independente, autónomo e que conseguisse construir a sua independência e ser um país de desenvolvimento, hoje, médio”.

Os EUA, apontou, deram ao país quadros de alto nível, dirigentes nacionais, governantes, empresários, professores, catedráticos que saíram do primeiro contingente de 20 estudantes cabo-verdianos com bolsa de estudos, em 1977, para além, de ter destacado o facto de nunca os EUA terem fechado as portas à emigração cabo-verdiana.

A cerimónia foi testemunhada pelo embaixador dos EUA em Cabo Verde, Jeff Daigle, que descreveu o acontecimento como um “marco histórico”, expressou a sua gratidão à equipa cessante pelos serviços e esforços colectivos que ajudaram a mudar o rumo da ACA-EUA, sem deixar de formular votos de sucessos à nova equipa, empossada.

A associação, referiu, facilita o engajamento contínuo, a colaboração e troca de ideias entre ex-alunos e bolseiros, com o intuito de promover interligações e conexões, salientando que para um arquipélago como Cabo Verde, com mais de 200 anos de laços históricos com os EUA, ter uma associação vibrante é de “extrema importância” para as relações bilaterais.

Criada em 2012, a Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos integra antigos estudantes cabo-verdianos dos EUA, com a finalidade, precisamente, de contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde, actuando em áreas como a saúde, educação, economia, ambiente, empreendedorismo e desporto.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.