Quarta edição do Cabo Verde Ocean Week arranca com mega campanha de limpeza em todas as ilhas

17/11/2021 23:07 - Modificado em 18/11/2021 11:40
| Comentários fechados em Quarta edição do Cabo Verde Ocean Week arranca com mega campanha de limpeza em todas as ilhas

A quarta edição do Cabo Verde Ocean Week, de 21 a 26 de Novembro em São Vicente, aborda mais uma vez a importância dos Oceanos para a sustentabilidade do Planeta, o impacto económico das atividades ligadas ao mar, identificando as áreas de negócio para uma exploração sustentável dos recursos marinhos.

Durante a apresentação do programa Eneida Gomes defendeu que o evento transformou-se numa marca que conquistou prestígio internacional e deu visibilidade ao país na medida em que chamou a atenção de outras nações para as potencialidades das ilhas e seu posicionamento geográfico.

Para além das iniciativas do combate à poluição pelo plástico, o CVOW apresenta “importantes momentos de intercâmbio e troca de experiências, apresentação de projetos investigação desenvolvimento em áreas marinhas, literacia oceânica, ciências haliêuticas, aquacultura economia pesqueira, educação azul, portos, logística, entre outros”, elencou a presidente do CVOW.

“Iniciamos a Cabo Verde Ocean Week com uma campanha de limpeza em todas as ilhas do país”, prosseguiu a responsável que anunciou para domingo na Laginha  um evento denominado “Beach Clean Up”, em parceria com a União Europeia e carácter lúdico pedagógica e que integra várias atividades”

O terceiro dia do evento será consagrado à apresentação de uma série de projetos ligados a economia azul e que certamente promoverão o reforço do sector da economia marítima nacional.

Lançado em 2018, a Cabo Verde Ocean Week afirmou-se como um espaço de debate em torno do oceano e da estratégia do governo para a economia marítima que este ano contará com o lançamento do programa do “Cabo Verde Ocean Race”.

Questionada sobre os ganhos alcançados com o evento, Eneida Gomes especificou que além dos projetos de investigação viabilizados no âmbito do CVOW, contam-se diversas parcerias internacionais estabelecidas através do IMAR, EMAR e UTA e que, segundo ela, estão a ser trabalhados para a implementação efetiva das parcerias e dos empreendimentos.

Referiu ainda sobre o projeto Nortuna apresentado no ano passado que está a ser implementado na Nortuna e que estão em andamento outros mais, mas designar a sua natureza.

A abertura evento, que ocorrerá de forma presencial e virtual, será presidida pelo Presidente da Republica, José Maria Neves e o seu encerramento estará a cargo do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.