São Vicente vai ter em Março 2022 a sua casa de recuperação – Ga Da Lomba

16/11/2021 23:11 - Modificado em 16/11/2021 23:11
| Comentários fechados em São Vicente vai ter em Março 2022 a sua casa de recuperação – Ga Da Lomba

A informação foi avançada pelo ativista social e artista Ga Da Lomba que se encontra no Mindelo com o seu projecto “Nunca Experimentar”, que iniciou, hoje 16 novembro, em São Vicente, uma série de encontros com jovens de diferentes zonas da ilha, com foco na prevenção e combate ao álcool e outras drogas, objectivo que está na base deste projecto.

O ativista irá ainda dar a conhecer a criação de uma casa de recuperação na ilha, que está previsto abrir portas em Março, numa iniciativa da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD).

“Vai ser um centro terapêutico para usuários de álcool e droga em São Vicente, e vai atuar não só junto dos jovens mindelenses, mas também é um incentivo para as mães que perderam a esperança na recuperação dos filhos”.

Já o projecto “Nunca Experimentar” foi desenvolvido em 2017, e que segundo o ativista vai de encontro à sua narrativa, que conta na primeira pessoa, experiências vividas no mundo da droga e do alcoolismo, incentivando assim os jovens a seguirem um rumo de vida diferente, porque sem força de vontade “é um caminho sem volta.”

“O meu projecto é prevenção, é tentar chegar na camada que ainda não consumiu. É também um renascer para quem está morto espiritualmente, incentivando os jovens e passando a mensagem, para não experimentarem as drogas” realçou.

Para Ga Da Lomba, o projecto tem garra, resistência e resiliência. E que depois de 8 anos fora do mundo das drogas, afirmou que este é um trabalho que vem sendo organizado há muito tempo. Neste sentido se sente preparado para actuar na camada jovem, visto que, o projecto já percorreu diferentes comunidades nas ilhas.

Algo que sempre realça é o facto de este ser “muito mais que um projecto”. “Nunca Experimentar” tem sido uma “terapia de choque” para deixar os jovens longe desses “males sociais”.

A intervenção vai até o dia 24 deste mês, é contemplada com uma leque de encontros nas zonas de Fonte Filipe, Monte Sossego, Chã de Alecrim, Craquinha/Fernando Pó, Ribeirinha, Campim. Encontro com famílias, jovens incorporados nas forças armadas e também rappers e artistas da ilha, momento de reflexão e partilha de experiência, com foco na prevenção e combate às drogas. 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.