Corpo de Polícia de Cabo Verde comemora 151ª Aniversário

14/11/2021 23:42 - Modificado em 14/11/2021 23:43
| Comentários fechados em Corpo de Polícia de Cabo Verde comemora 151ª Aniversário

A Polícia Nacional (PN) está a comemorar o 151ª aniversário da Criação do Corpo de Polícia de Cabo Verde, com algumas actividades cujo ponto alto do programa é a realização do Ato Central, que terá lugar esta segunda-feira, 15 de Novembro.

A Polícia de Ordem Pública (POP) era a principal força de segurança uniformizada de Cabo Verde, responsável pela ordem pública e policiamento ostensivo, até 14 de novembro de 2005, quando foi criada uma nova corporação, a Polícia Nacional. Vinculava-se ao Ministério da Administração Interna.

A POP tem a sua origem no Corpo de Polícia Civil criado pelo governador Caetano Albuquerque em 1872. Esta polícia teria uma organização semelhante à Polícia Civil da metrópole portuguesa, atuando na cidade da Praia.

Em 1880 o Corpo de Polícia é reestruturado em companhias de polícia com uma organização de cariz militar, passando a existir uma companhia na Praia e outra no Mindelo.

Em 1962 dá-se uma nova organização da polícia de Cabo Verde, que é transformada na Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cabo Verde, de carácter novamente civil, modelada na Polícia de Segurança Pública da metrópole.

Na sequência da independência de Cabo Verde em relação a Portugal em 1975, a PSP foi transformada na Polícia de Ordem Pública, sendo afastados os seus quadros de origem portuguesa.

 Devido às relações históricas e ao facto de vários dos seus oficiais serem formados em Portugal, a POP continuou a manter uma ligação estreita com a PSP portuguesa, mantendo, por exemplo, organização e uniformes semelhantes.

Em Novembro de 2005, o Governo de Cabo Verde, por decreto legislativo, aprovou a Lei que cria a Polícia Nacional, que veio a coordenar todas as forças policiais. A nova estrutura policial foi criada como forma de garantir a racionalização dos meios humanos e materiais.

PN

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.