José Maria Neves toma posse esta terça-feira como o quinto PR de Cabo Verde

8/11/2021 21:49 - Modificado em 8/11/2021 21:49
| Comentários fechados em José Maria Neves toma posse esta terça-feira como o quinto PR de Cabo Verde

A cerimónia de tomada de posse de José Maria Neves como Presidente da República está agendada para esta terça-feira às 10 da manhã no Salão Nobre da Assembleia Nacional, Praia, Santiago.

O antigo primeiro-ministro, de 60 anos de idade, natural de Santa Catarina, Santiago, foi eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas no dia 17 de Outubro e vai substituir o Presidente Jorge Carlos Fonseca, que deixa o cargo depois de cumprir dois mandatos.

Dos 398.690 eleitores inscritos, votaram apenas 191.335, correspondendo a uma abstenção na ordem dos 52,01%, com 1.592 (0,83%) considerados nulos.

A estas eleições já não concorreu Jorge Carlos Fonseca, que cumpriu o seu segundo e último mandato tendo-se contudo registado a participação de um número record de sete candidatos. Antes deste escrutínio o número máximo foi de quatro candidatos.

Desde 1975, Cabo Verde já teve quatro Presidentes da República dos quais o primeiro e o segundo, Aristides Pereira e António Mascarenhas Monteiro já faleceram. Pedro Pires foi o terceiro e antecedeu no cargo Jorge Carlos Fonseca.

Segundo uma fonte da Direcção-Geral do Protocolo do Estado, no total, até este momento, cerca de 10 entidades estrangeiras já confirmaram a presença na cerimónia, entre eles seis chefes de Estado, nomeadamente Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, João Lourenço, de Angola, e Nana Akufo-Addo, do Gana, que é também presidente em exercício da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Estão também confirmadas as presenças do Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e do Sénegal, Macky Sall.

O Brasil estará representado por uma delegação chefiada pelo vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão e a França pela ministra da Igualdade de Género, a franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno.

Quem também já confirmou a sua presença na cerimónia de posse é o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

Também presente na cerimónia vai estar Martin Walsh, Secretário de Estado do Trabalho dos EUA que vem a Cabo Verde em representação do Presidente dos EUA, Joe Biden.

Segundo um comunicado da Embaixada dos EUA, a delegação norte-americana vai ser ainda integrada pelo embaixador Jeff Daigle, pelo membro do Congresso dos Estados Unidos (D), Nova Iorque, Hakeem Jeffries, e pela assistente especial do Presidente e directora sénior do Conselho de Segurança Nacional para a África, Dana Banks.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.