Companhia brasileira estreia a peça “Hamlet cancelado” no Mindelact 2021

8/11/2021 12:14 - Modificado em 8/11/2021 12:14
| Comentários fechados em Companhia brasileira estreia a peça “Hamlet cancelado” no Mindelact 2021
Ator Vinícius Piedade na apresentação a peça “Hamlet Cancelado”, no âmbito da 27ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2021

No espetáculo, “Hamlet Cancelado”, peça em que o ator Vinícius Piedade, trás a história de um figurante que é bombardeado com o cancelamento da própria peça em cima da hora, chega esta noite, 08 novembro, no centro Cultural do Mindelo, no âmbito da 27ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo Mindelact 2021.

A apresentar em Cabo Verde desde de 2014, o ator diz que a cada ano, tem voltado com uma obra nova que estreia. “Cabo Verde é o país onde mais trago os meus espetáculos”, cita o ator, hoje, em conferência de imprensa no Mindelo, para apresentar a peça, que conta o cancelamento do clássico “ser ou não ser” de Hamlet, personagem da tragédia escrita por Shakespeare. “Isto sem dar maiores explicações” explicou o Vinícius Piedade.

O solo mostra um ator inconformado com o cancelamento de uma montagem da peça de William Shakespeare às vésperas da estreia. Essa insatisfação faz com que ele, integrante do elenco de apoio, resolva levar ao palco a história do príncipe da Dinamarca com as ferramentas que tem ao seu alcance. “Um figurante, quando percebe que a peça foi cancelada, resolve ser ousado e viaja na construção daquilo que na sua perspetiva seria a peça. Ele consegue o caderno de anotações do diretor, como seria a encenação e resolve fazer sozinho, ou seja, aquilo que seria a maior montagem vira a menor” e assim leva para o palco, o que seria o que seria, referiu o ator.

De alguma forma, o figurante “joga” com o mundo contemporâneo. O mundo ideal” e assim constrói a sua narrativa, que se estreia no Mindelact 2021. “Ao invés de esperar o ideal, faz o impossível”, sublinhou o ator que brinca ainda com o facto da peça “Hamlet cancelado”, que acabou por ser cancelada pelo mundo todo devido a pandemia.

E que regressa com esta peça um ano e meio depois, ele que é um dos rostos do festival desde de 2014, diz que a expectativa é sempre a mesma. E faz uma comparação entre o futebol e o teatro, comparando o Mindelact (São Vicente) com um estádio importante. “O público é sempre afetivo, mas nunca sabemos o que vai acontecer. E esta peça é uma estreia aqui. Mas é uma delícia estrear aqui. Por mais que seja igual, cada apresentação é diferente”, realçou Vinícius de Piedade.

Por isso, logo a noite o Palco 1, no CCM recebe a estreia em Cabo Verde da peça, “Hamlet Cancelado”, onde a “ousadia do personagem confunde-se com a do artista”. Afinal, Vinícius Piedade mexe em um clássico por conta e risco, “sem desvirtá-lo ou comprometer a essência”.

Dirigido e protagonizado por Vinícius Piedade, também responsável pela dramaturgia ao lado de Flávio Tonnetti.

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA é uma plataforma de criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade. Os espetáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais.

A principal proposta dos espetáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea; da comédia inconformada às partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças como coautores da realização teatral.

A 27ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo Mindelact 2021 decorrerá de 05 e 13 de novembro, na cidade do Mindelo.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.