Navio “Dona Tututa” deverá começar a operar em início de Novembro e Chiquinho BL vai para a “doca”

29/10/2021 00:06 - Modificado em 29/10/2021 00:06
| Comentários fechados em Navio “Dona Tututa” deverá começar a operar em início de Novembro e Chiquinho BL vai para a “doca”

O o novo navio da CV Interilhas “Dona Tututa”, deverá começar a operar em inícios do mês de novembro, enquanto o navio Chiquinho B seguirá para a doca, informou hoje a Cabo Verde Interilhas.

O navio Dona Tututa que está em desde Julho em Cabo Verde deverá finalmente começar a navegar na rota S. Vicente/S. Nicolau/Sal/Boa Vista devendo substituir nesta rota o Interilhas que vai colmatar a ausência do Navio Chiquinho BL, que opera na rota São Vicente/Santo Antão. Será, assim, o regresso do Interilhas a um canal no qual operava anteriormente.

O certo é que mesmo com o anúncio do início das operações para o mês de novembro, ainda não há uma data oficial para a viagem de estreia do navio Dona Tututa.

De recordar que recentemente o diretor de Segurança Marítima do Instituto Marítimo ePortuário (IMP), Manuel Fortes, tinha anunciado que o processo de certificação do navio Dona Tututa ainda não tinha sido concluído.

De realçar que o Governo anunciou que o Navio Tututa irá melhorar o escoamento de produtos frescos para as ilhas turísticas do Sal e Boavista, visto que será o primeiro com capacidade para contentores frigoríficos.

Durante a apresentação do navio, ainda em Portugal, o Ministro Paulo Veiga vincou que este será o primeiro de quatro navios com esta capacidade que o governo de Cabo Verde pretende venham a integrar a operação da CV Interilhas.

Com 69 metros de cumprimento, a embarcação terá capacidade para 220 passageiros e cerca de 50 viaturas e poderá navegar por períodos seguidos de 24 horas.

A “Dona Tututa” homenageia a pianista e compositora cabo-verdiana Tututa Évora, nascida em São Vicente e que viveu na ilha do Sal onde fez carreira combinando a sua formação em música clássica com a música cabo-verdiana.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.