Mindelo recebe Navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa para acções científicas e de segurança cooperativa

28/10/2021 00:47 - Modificado em 28/10/2021 00:47
| Comentários fechados em Mindelo recebe Navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa para acções científicas e de segurança cooperativa

O porto grande do Mindelo recebe esta quinta-feira, 28, o navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa, NRP D. Carlos I, enquadrado na Iniciativa Mar Aberto, com cunho científico e de segurança cooperativa no Golfo da Guiné.

Conforme informações do adido de Defesa Junto à Embaixada de Portugal na Cidade da Praia, a Iniciativa Mar Aberto 2021.2, visa contribuir para o conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e da segurança cooperativa na costa ocidental Africana.

Na prossecução de objectivos da política externa nacional na satisfação de compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe, prevendo-se também a escala no Senegal.

Serão desenvolvidas actividades de presença e de diplomacia naval com a Marinha de Angola, a Guarda Costeira de Cabo Verde e a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, incluindo actividades de cooperação técnica e científica com o Instituto Nacional de Hidrografia e de Sinalização Marítima de Angola e com o Instituto do Mar de Cabo Verde (IMar).

Durante a missão em que serão desenvolvidos trabalhos com o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMar) da Universidade Técnica do Atlântico e com o GEOMAR, será ainda realizada uma campanha oceanográfica, biogeoquímica e de controlo de microplásticos ao largo do arquipélago.

A cooperação com as entidades cabo-verdianas comporta ainda o lançamento de flutuadores derivantes e de um `wave glider´ para realização de observações ambientais e será fundeada uma boia ondógrafo na costa sul da ilha de São Vicente.

Segundo a mesma fonte, o navio fará escala no Porto Grande do Mindelo entre 28 e 30 de Outubro e de 15 a 19 de Novembro, e também visitará o Porto da Praia entre 05 e 07 de Novembro.

A missão Iniciativa Mar Aberto, que decorre até Janeiro de 2022, inclui ainda a participação no projecto-piloto da União Europeia das Presenças Marítimas Coordenadas (PMC) no Golfo da Guiné.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.