São Vicente: Caminhada Rosa da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama regressa no próximo domingo as ruas do Mindelo

26/10/2021 23:45 - Modificado em 27/10/2021 10:55
| Comentários fechados em São Vicente: Caminhada Rosa da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama regressa no próximo domingo as ruas do Mindelo

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como “Outubro Rosa”. E na sequência, como tem sido ao longo dos anos, a caminhada tem acontecido anualmente, com exceção de 2020, devido a pandemia da Covid-19, regressa as ruas de São Vicente, no dia 31 de outubro, domingo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O evento que organizado pela Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro (LCCC), este ano com um roteiro diferente, com concentração na Avenida 12 de Setembro, Rua Policlínica, Rua machado, Rotunda Fonte Meio, Av. Dr. Alberto Leite (Rua de Escola Técnica) e termina na Lajinha. Um roteiro diferente dos anos anteriores, mas que visa cumprir o mesmo objetivo.

A 11ª Caminhada Rosa, trata-se de manifesto à luta contra o câncer de mama, tendo em conta que diariamente mulheres são acometidas pelo câncer, e por falta de um diagnóstico precoce, muitas delas, precisam fazer a mastectomia, seu direito à saúde violado quando não lhe é oferecida uma mamografia de qualidade ou o tratamento adequado no momento oportuno.

O evento faz parte do calendário de ações que estão sendo desenvolvidas durante o mês de outubro para celebrar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o combate ao câncer de mama e colo de útero nas mulheres.

O Outubro Rosa tem sido uma grande campanha para alertar a população da importância da prevenção e dos exames de mama.

A Edição de 2019 contou com a participação de mais de1000 pessoas entre participante e espectadores. Esse ano estima-se que a 11ª Caminhada seja ainda melhor.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.