Navio “Dona Tututa” ainda sem data para navegar

21/10/2021 21:28 - Modificado em 22/10/2021 11:16
| Comentários fechados em Navio “Dona Tututa” ainda sem data para navegar

Navio Tututa ainda sem data para navegar

Desde que chegou em Cabo Verde, em Julho 2021, o navio da CV Interilhas, “Dona Tututa”, continua parado e sem data para começar a navegar. Em causa a demora no processo de certificação da embarcação que ainda não está concluído e por isso a embarcação ainda não tem autorização para navegar nos mares de Cabo Verde.

Em declarações à RCV, o director de Segurança marítima, Miguel Fortes garantiu que o processo de certificação está em curso e decorre normalmente. “Já se concluiu o processo de registo, que implica um conjunto de documentação, já foi autorizado o registo temporário da bandeira Cabo-verdiana por um ano uma vez que possuía bandeira de país terceiro, de acordo com o contrato assinado entre as partes.

Segundo o mesmo responsável portuário, da parte do Instituto Marítimo e Portuário, o processo de registo já está concluído e está em curso o processo de certificação, e logo depois disso o navio estará apto para exercer a sua atividade.

O responsável pela segurança marítima referiu que as recomendações para a completa regularização do navio estão na posse da empresa concessionária para que os problemas detetados sejam sanados. Depois proceder-se-á à vistoria por para parte do IMP que no final emitirá o competente certificado de navegabilidade.

Miguel Forte não quis avançar uma data, mas garantiu que isso só pode acontecer depois da Cabo Verde Interilhas (CV Interilhas), atender às recomendações e solicitar uma nova vistoria.

Segundo o plano da companhia o navio Dona Tututa, passará a realizar ligações regulares entre as ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal, Santiago e Boa Vista.

O navio “Dona Tututa” que homenageia a pianista e compositora Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora, conhecida por Dona Tututa, tem capacidade para 220 passageiros, 43 viaturas ou 11 atrelados de 15 metros e oferece mais conforto para os passageiros e maior acomodação para os 16 tripulantes e tem uma velocidade de cruzeiro de 15 milha por hora.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.