Escolas Secundárias de São Vicente participam de projecto de levantamento da poluição de plásticos nas praias da ilha

11/10/2021 21:18 - Modificado em 11/10/2021 21:18
Praia-dos-Achados

Fazer o levantamento da poluição de plásticos nas praias é o objetivo do Projeto Internacional COLLECT que trabalha com escolas em seis países africanos e que em Cabo Verde integram o Liceu Ludgero Lima e Escola Salesiana de Artes e Ofícios.

Assim, no âmbito deste projeto os estudantes do Gana, Nigéria, Benim, Costa do Marfim, Cabo Verde e Marrocos irão desenvolver uma série de atividades de investigação científica para combater a poluição de plásticos em ambientes costeiros, desempenhando assim o papel de “Cientistas Cidadãos”.

De acordo com o plano de implementação do projeto, os estudantes e professores irão às praias durante este mês de outubro de 2021 para observar e recolher lixo de plástico, cujas análises em colaboração com especialistas das universidades e institutos de investigação, irão contribuir para o conhecimento sobre distribuição e abundância de detritos costeiros nos países africanos.

A ideia é envolver ativamente a comunidade local na sensibilização para as consequências da poluição de plásticos, tanto em termos de danos ambientais, como no impacto económico negativo da acumulação nas zonas oceânicas e costeiras.

“Quando mal geridos, os resíduos de plástico chegam à costa e ao mar e podem prender organismos marinhos ou ser confundidos com alimentos e serem ingeridos por peixes, aves e outros animais”, diz Dr. Edem Mahu, da Universidade do Gana, que é co-líder do projeto COLLECT. “A poluição por plásticos pode, portanto, ter impacto no sustento das comunidades humanas. Por exemplo, o turismo pode ser afetado se o litoral não estiver limpo. E as atividades pesqueiras podem ser impactadas se as populações de peixes diminuírem devido aos detritos de plástico.”

“Para saber mais sobre a distribuição e acumulação de detritos de plástico no ambiente, os investigadores podem trabalhar em conjunto com os “cientistas cidadãos” para reunir o máximo de informação possível” acrescenta Ana Catarino, do Instituto Marinho da Flandres (Bélgica), que também lidera o COLLECT.

“Através deste projeto trabalharemos em conjunto com alunos de dez escolas, no Gana, Nigéria, Benim, Costa do Marfim, Cabo Verde e Marrocos, para sensibilizar para a poluição de plásticos. É um grande esforço de colaboração internacional.”

No final do projeto serão disponibilizados os dados sem quaisquer restrições através da EMODnet Chemistry que é um agregador internacional de dados no sentido de apoiar o público e os reguladores a tomar decisões informadas contra a acumulação dos resíduos de plástico nas praias africanas.

O projeto COLLECT, que significa Observação Cidadã dos Detritos em Ecossistemas Costeiros (em inglês Citizen Observation of Local Litter in Coastal Ecosystems), é um estudo de ciência cidadã financiado pela Fundação Richard Lounsbery (EUA). 

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.