ETAR Ribeira de Vinha: Governo prevê recuperar cerca de 2 mil metros cúbicos de água por dia para agricultura

3/10/2021 23:05 - Modificado em 3/10/2021 23:05

O governo de Cabo Verde prevê recuperar, a partir das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), cerca de 2 mil metros de água por dia, que vai ser utilizado na agricultura, anunciou o Secretário de Estado para Economia Agrária, referindo ao projecto do executivo que conta com o financiamento do governo da Hungria.

O projecto que tem como uma das componentes, a reutilização das águas residuais, é segundo Miguel Moura, que esteve de visita na ilha durante dois dias, 02 e 03 de Outubro, um investimento que visa a recuperação de uma parte da estação.

Para isso, referiu que o Ministério da Agricultura e Ambiente, prevê construir um leito de secagem do lodo, bem como outras melhorias em termos de purificação da água, e outras intervenções que estão a ser feitas, para preparar a Ribeira de Vinha “para o grande projecto do Governo com financiamento do governo Húngaro, e assim lançar definitivamente Cabo Verde na era de tratamento e reutilização de águas residuais na agricultura”, sublinhou Miguel Moura.

A visita do secretário de Estado começou na estação da ETAR em Ribeira de Vinha, seguindo-se depois para outros projectos, como o trabalho de desassoreamento de diques, onde esperam retirar 16 mil toneladas de material sólido que está a impedir a acumulação da água na sua totalidade em toda a sua extensão. “Assim o equipamento vai estar, nas chuvas, em condições de armazenar água e de a disponibilizar para a agricultura, e também assegurar maiores níveis de segurança do próprio equipamento. Serão 4 diques que vão receber intervenções, num investimento de três mil contos”.

Esta visita do Secretário de Estado para Economia Agrária, serviu, segundo a mesma fonte, para se inteirar do andamento do ano agrícola e dos projetos do MAA em curso na ilha.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.