Depois de um interregno motivado pela paralisação das atividade da Expo 2020 de Dubai, devido à pandemia do Covid 19, Ana Lima Barber reassume as suas anteriores funções com comissária geral de Cabo Verde junto desta Organização que inclui também a representação nos países do Meio Oriente e que tem por objeto o tema “Connecting Minds, Creating the Future”.
De acordo com o documento oficial que criou esta estrutura de representação de Cabo Verde, a mesma integra várias instituições do Estado, conforme Despacho Nº35/2019, de 27 de dezembro.
Face ao cancelamento do evento, o governo tinha optado pela não manutenção da estrutura, situação que está em fase de retomar a normalidade com a reintegração da referida mandatária e dos representantes das instituições que compõem o Comissariado Nacional da Expo 2020.
Com efeito, a retoma da realização da Expo Dubai, marcada para o período compreendido entre 01/10/2021 a 31/03/2022 e levou a que o Governo tenha voltado a colocar essa estrutura em funcionamento com a missão de promover a marca Cabo Verde e atrair de investimentos de qualidade da região para país.
A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions, a ser realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Elvis Carvalho