S. Vicente: SI MA BÔ abre espaço para adoção “responsável” de gatos e cães

8/09/2021 15:56 - Modificado em 8/09/2021 15:56

A Associação para proteção dos animais e do ambiente SIMA BO, abre em São Vicente o seu “Cantinho da Adoção”, localizado na Clínica em Chã de Alecrim e que visa sensibilizar todos os potenciais adotantes para os requisitos de uma adoção responsável, ao mesmo tempo que dá a conhecer os animais à espera de um novo lar.

Esta iniciativa, enquadra-se na experiência da Associação que promoveu várias adoções, mas que, segundo os responsáveis, “infelizmente resultaram em experiências pouco positivas, com registo  de dezenas de animais abandonados, devolvidos, fugidos, mortos, atropelados e até doentes dentro de pouco tempo após a adoção”.

Neste sentido sentiu a necessidade de potenciar, o que considera ser um “pilar da sua atividade”, alegando que nos últimos meses tem intensificados os seus esforços para a promoção e concretização de adoções responsáveis.

A presidente da Si Ma Bô, Silvia Punzo, afirmou que para conseguir fazer este trabalho de sensibilização junto dos adotantes ou potenciais adotantes com a intensidade desejada, será fundamental encontrar voluntários que os ajude na implementação deste projeto. “As candidaturas para esta função estão abertas a todas as pessoas que têm vontade de apoiar, no seu tempo livre, a adoção responsável na própria zona, ou seja, perto de casa e sem necessidade de se deslocar para um lugar longe em horários fixos. Às vezes uma chamada é suficiente para salvar uma vida” explicou.

O projeto inclui a publicação de um mapa online dos animais adotados e a criação de uma rede de “responsáveis de zona” com a função de apoiar os adotantes e de identificar os animais abandonados ou doentes nas suas zonas.

Sílvia Punzo, defende que adotar um cão ou um gato é um ato de grande responsabilidade e implica preparação na medida em que  “É um compromisso que deve ser tomado por toda a família e para a vida toda do animal.”

Assim, a SIMABÔ quer “educar para a adoção responsável e entregar os animais apenas àqueles que se mostrem verdadeiramente comprometidos com a sua qualidade de vida e o seu bem-estar no longo prazo”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.