A seleção de Cabo Verde perdeu esta terça-feira, 07, no Estádio Municipal Adérito Sena, em Mindelo, São Vicente, com a Nigéria 1-2 e complicou as contas do apuramento para o Mundial 2022, que se realiza no Qatar em 2022.
Depois do empate na quarta-feira, 01, nos Camarões com a República Centro Africana (1-1), Cabo Verde queria voltar a pontuar para continuar na luta pela qualificação.
Num jogo importante, mas não decisivo, os comandados Pedro Brito “Bubista” até começaram melhor, criando lances para marcar, e aos 19 minutos, Dylan Tavares aproveitou da melhor forma um passe efetuado pelo capitão Ryan Mendes, para bater o guarda-redes Okoye.
A Nigéria começou a reagir e a tomar conta dos acontecimentos, e aos 30 minutos, o avançado do Nápoles (Itália), James Osimhen na sequência de um erro defensivo dos “Tubarões Azuis”, num mau alívio do defesa central Kelvin Pires, não deu chances a Vozinha, fazendo o golo da igualdade.
Relançado a partida, as duas equipas não arriscaram, optando por um jogo mais cauteloso. O que fez com que o primeiro tempo não houvesse mais golos.
Já no segundo tempo e com algumas mexidas efetuadas pelos treinadores, o jogo perdeu um pouco a sua atratividade, mas um novo erro clamoroso cometido pela defensiva cabo-verdiana deitou por terra as aspirações em vencer a partida. Tudo aconteceu ao minuto 76, quando o médio centro Kenny Rocha e Vozinha não se entenderam, e o médio ao tentar atrasar a bola ao seu guarda-redes, acabou por colocar o esférico dentro da sua propria baliza.
Cabo Verde ainda procurou insistentemente por um golo durante cerca de 20 minutos, mas acabou por sofrer a primeira derrota no apuramento, num jogo em que pecou muito na finalização e cometeu vários erros defensivos, que deram origem aos golos adversários.
Com este resultado, a seleção cabo-verdiana caiu para o terceiro lugar do grupo C, com o mesmo um ponto, enquanto a Nigéria faz 6 pontos em dois jogos e lidera o Grupo. Também com 1 ponto fica a equipa da República Centro Africana. Libéria tem 3 pontos e é segundo.
Na terceira e quarta jornada, a realizar-se em outubro, Cabo Verde vai jogar na Libéria e depois recebe em casa esta mesma seleção. Nos dois outros jogos medirão forças a Nigéria e República Centro Africana.