São Vicente – 28% da população já está vacinada com a segunda dose da vacina contra covid-19

6/09/2021 18:16 - Modificado em 6/09/2021 18:18

A ilha de São Vicente tem neste momento uma taxa de vacinação de mais de 80% com a primeira dose e 28% com a segunda dose da população elegível e constitui, segundo o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, um passo importante para a retoma da normalidade nas ilhas.

De visita a ilha para avaliar o ponto da situação no combate contra o covid-19 e as respostas globais dos serviços de saúde, este governante avaliou que “o processo de vacinação está a decorrer muito bem, num processo muito dinâmico e com boa adesão da parte da população, sustentando que a ilha “está muito bom em termos de cobertura vacinal”.

Durante o encontro com o Delegado de Saúde, foram abordados outras doenças, como doenças crónicas, o programa alargado da vacinação, que recentemente inclui a vacina contra a HPV (sigla em inglês para Papiloma vírus Humano), para a prevenção contra o cancro do colo do útero. “A vacinação com as meninas de 10 anos está a decorrer num bom ritmo”, apontou, o governante que assegurou ainda que apesar de todas as situações advenientes da pandemia, os programas de apoio aos idosos e adolescentes, não sofreram nenhuma diminuição.

Como informou Arlindo do Rosário, a ilha de São Vicente está bem organizado a nível de resposta laboratorial, estando anunciando breve a entrada em pleno funcionamento o serviço de imagiologia, garantindo que até ao dia 20 deste mês todo o sistema de Raio X, no centro de diagnóstico, na Delegacia de Saúde, estará completamente instalado.

“Os aparelhos de laboratório já chegaram à ilha e o laboratório vai ter a capacidade de resposta da demanda dos centros de saúde e, de certa maneira será um grande alívio da pressão exercida no hospital”, realçou Arlindo do Rosário.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.