Vera Duarte lança no dia 10 setembro em Lisboa a sua obra “A Vénus Crioula”

6/09/2021 00:02 - Modificado em 6/09/2021 00:02
| Comentários fechados em Vera Duarte lança no dia 10 setembro em Lisboa a sua obra “A Vénus Crioula”
@malungoeu.

Vera Duarte prepara-se para lançar, no próximo dia 10 de Setembro na 91ª edição da feira do livro de Lisboa,a sua mais nova obraliterária “A Vénus Crioula”, publicado pela editora “Rosa de Porcelana”.

O novo romance da autora cabo-verdiana Vera Duarte. Escritora, poetisa, jurista e antiga Ministra da Educação de Cabo Verde, após pouco mais de dois meses após ter lançado, um livro de microcontos intitulado “Desassossegos e acalantos” e, no começo do ano, lançou “Contos Crepusculares – Metamorfoses”, ambos frutos dos meses de confinamento resultantes da crise provocada pela pandemia.

Estes últimos tempos tendo sido particularmente ricos para a autora, distinguida este ano com o prémio literário Guerra Junqueiro que vai receber no dia 2 de Outubro na cidade da Praia.

Em “A Vénus Crioula”, Vera Duarte conta o destino de uma cantora de pés descalços que viaja pelo mundo fora. Ela tem a voz de Cesária Évora, de Sãozinha Fonseca e de tantas outras que inspiraram a autora que diz também ter carregado consigo durante anos a vontade de evocar a história trágico-marítima de Cabo Verde.

Quando era Ministra da Educação e do Ensino Superior, encontramo-nos uma vez, eu e o (então) Presidente Pedro Pires, em São Vicente no Centro Cultural do Mindelo, e em conversa ele disse-me ‘há uma história tão grande por ser descoberta e estudada pelos investigadores cabo-verdianos que é a história trágico-marítima cabo-verdiana, porque não está praticamente nada feito’. Aquilo calou muito fundo quando ele fez essa observação e eu, que não sou nem historiadora nem socióloga, não posso ir por essa via, eu pensei ‘um dia irei escrever um livro que de alguma forma tem uma história de naufrágios para contar'”, relatou a autora à RFI.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.