A Equipa de Defesa de Alex Saab nota que a 1 de Setembro o Tribunal da Relação do Barlavento (TRB) acatou o pedido do diplomata venezuelano Alex Saab para que o local da sua prisão domiciliária fosse transferido da Ilha do Sal para Praia.
Dr. Jose Manuel Pinto Monteiro, chefe da equipe de defesa local de Alex Saab, acolheu com cautela a decisão e comentou. “O próprio Tribunal observa que a deterioração da saúde de Alex Saab é um motivo de preocupação e precisa de atenção. destacamos isso desde o início e questionamos por que o TRB levou quase um ano para reconhecê-lo. Isto, quando em 2 de dezembro de 2020 o Tribunal de Justiça da CEDEAO tomou conhecimento de que Alex Saab era um paciente com câncer e decidiu que ele deveria ter acesso irrestrito a médicos especialistas de sua escolha. infelizmente, em vez de se concentrar nas necessidades humanitárias de Alex Saab, as autoridades de Cabo Verde decidiram politizar uma questão de saúde e se concentraram na jurisdição do Tribunal da CEDEAO para decidir sobre o pedido do Sr. Saab”.
O Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas ordenou a 8 de Junho e novamente a 16 de Junho que Alex Saab tivesse acesso irrestrito a cuidados médicos especializados e a suspensão do processo de extradição, mas mais uma vez as autoridades de Cabo Verde preferiram politizar a questão em vez de demonstrar a compaixão que o TRB, agora defende na sua decisão de ontem ”.
Embora a Equipa de Defesa não possa especular sobre o momento da decisão do TRB, o fundamento lógico fornecido em sua decisão é conhecido por todos, incluindo o Tribunal, há mais de um ano.
A detenção ilegal de Alex Saab está a receber significativo escrutínio internacional que, juntamente com o incumprimento de Cabo Verde das decisões do Tribunal da CEDEAO e das Nações Unidas, está a ter um impacto na reputação global de Cabo Verde. A opinião pública em Cabo Verde apoia Alex Saab e condena a falta de um tratamento humanitário, como revelam os estudos de opiniões tornados públicos.
Há uma onda crescente de apoio e muitos questionam por que Cabo Verde está envolvido na detenção de um diplomata e numa questão que gira em torno de uma disputa claramente política entre a República Bolivariana da Venezuela e os Estados Unidos.