Defesa de Alex Saab acolhe com cautela a decisão do TRB de o transferir para a cidade da Praia

2/09/2021 14:44 - Modificado em 2/09/2021 14:44
| Comentários fechados em Defesa de Alex Saab acolhe com cautela a decisão do TRB de o transferir para a cidade da Praia

A Equipa de Defesa de Alex Saab nota que a 1 de Setembro o Tribunal da  Relação do Barlavento (TRB) acatou o pedido do diplomata venezuelano Alex Saab para que o local da sua prisão domiciliária  fosse transferido da Ilha do Sal para Praia.

Dr. Jose Manuel Pinto Monteiro, chefe da equipe de defesa local de Alex Saab, acolheu com cautela a decisão e comentou. “O próprio Tribunal observa que a deterioração da saúde de Alex Saab é um motivo de preocupação e precisa de atenção. destacamos isso desde o início e questionamos por que o TRB  levou quase um ano para reconhecê-lo. Isto, quando  em 2 de dezembro de 2020  o Tribunal de Justiça da CEDEAO tomou conhecimento de que Alex Saab era um paciente com câncer e decidiu que ele deveria ter acesso irrestrito a médicos especialistas de sua escolha. infelizmente, em vez de se concentrar nas necessidades humanitárias de Alex Saab, as autoridades de Cabo Verde decidiram politizar uma questão de saúde e se concentraram na jurisdição do Tribunal da CEDEAO para decidir sobre o pedido do Sr. Saab”.

O Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas ordenou a 8 de Junho e novamente a 16 de Junho que Alex Saab tivesse acesso irrestrito a cuidados médicos especializados e a suspensão do processo de  extradição, mas mais uma vez as autoridades de Cabo Verde preferiram politizar a questão em vez de demonstrar a compaixão que o TRB, agora defende na  sua decisão de ontem ”.

Embora a Equipa de Defesa não possa especular sobre o momento da decisão do TRB, o fundamento lógico fornecido em sua decisão é conhecido por todos, incluindo o Tribunal, há mais de um ano.

A detenção ilegal de Alex Saab está a receber significativo escrutínio internacional que, juntamente com o incumprimento de Cabo Verde das decisões do Tribunal da CEDEAO e das Nações Unidas, está a ter um impacto na reputação global de Cabo Verde. A opinião pública em Cabo Verde apoia  Alex Saab e condena a falta de um tratamento humanitário,  como revelam os estudos de opiniões tornados públicos. 

Há uma onda  crescente de apoio e muitos questionam por que Cabo Verde está envolvido na detenção de um diplomata e numa questão que gira em torno de uma disputa claramente política entre a República Bolivariana da Venezuela e os Estados Unidos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.