Iniciativa “Cultura por Cabo Verde” em apoio à candidatura de José Maria Neves

2/09/2021 00:30 - Modificado em 2/09/2021 12:22
| Comentários fechados em Iniciativa “Cultura por Cabo Verde” em apoio à candidatura de José Maria Neves

Iniciativa “Cultura por Cabo Verde” apoia a candidatura de José Maria Neves

Com as eleições presidenciais em Cabo Verde, agendados para 17 Outubro, um grupo de agentes da cultura na diáspora e residentes em Cabo Verde, de várias gerações, estão avançando com um manifesto, designado “Cultura por Cabo Verde”, cujo interesse é mostrar a preocupação dos seus signatários.

Com Kiki Lima, Ângela Coutinho, Vera Duarte e Filinto Elísio, como promotores do manifesto, o documento procura mostrar a preocupação dos signatários com a necessária e válida intervenção de todos no espaço público na hora difícil que o país atravessa.

Por ser um sector de produção e criação de grande riqueza em Cabo Verde, o grupo entende que a cultura dever ser reconhecida, valorizada e colocada na agenda como uma das principais preocupações do próximo chefe de Estado da Nação cabo-verdiana.

Da Música à Literatura; do Cinema ao Teatro; da Fotografia à Arquitetura; das Artes Plásticas à Produção Cultural; da História às Ciências Sociais, “continua a crescer este movimento da sociedade civil em prol do futuro do nosso país, no manifesto “culturaporcaboverde.com” cujos promotores e signatários expressam aberta e publicamente a confiança em José Maria Neves como o próximo presidente da República de Cabo Verde”.

O manifesto que junta os nomes mais sonantes da cultura cabo-verdiana visando as eleições de 17 de Outubro.

TEATRO – Jorge Martins, Manuel Estêvão, João Branco.  

CINEMA – Mário Cabral, Neu Lopes, João Paradela, Samira Vera-Cruz. 

ARQUITECTURA – Carlos Hamelberg, Érico Veríssimo Ramos. 

GESTÃO CULTURAL – Josina Freitas Fortes. 

HISTÓRIA – Daniel Pereira, Iva Cabral, António Correia e Silva, Zelinda Cohen,   

Ângela Coutinho.

CIÊNCIAS SOCIAIS – Charles Akibodé, César Monteiro, Manuel Brito-Semedo, Gláucia Nogueira, Nardi Sousa. 

ARTES PLÁSTICAS – Kiki Lima, Bento Oliveira, Tchalé Figueira, Mito Elias.

MÚSICA – Mário Lúcio Sousa, Humbertona, Nancy Vieira, Nhônhô Hopffer, Toni Lima, Manuel de Candinho, Maria de Barros, Isa Pereira, Zé Rui de Pina, Teresinha Araújo, Zizi Vaz, Djinho Barbosa, Gamal Mascarenhas, Kim Alves, Lena França.

LITERATURA – Vera Duarte, Filinto Elísio, Germano Almeida, Fátima Bettencourt, Dina Salústio, Manuel Veiga, Eileen Barbosa, Chissana Magalhães, Haideia Avelino Pires, Françoise Ascher, Marilene Pereira, Jorge Tolentino, Maria de Lourdes Jesus, Carlota de Barros.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.