MpD destaca acções e medidas do Governo para dar mais centralidade à diáspora cabo-verdiana

25/04/2023 17:37 - Modificado em 25/04/2023 17:38

O deputado do Movimento para a Democracia (MpD – poder) Jaime Monteiro destacou hoje “acções e medidas concretas” adoptadas pelo Governo para dar mais centralidade à diáspora cabo-verdiana que actualmente “tem investido mais e melhor” em Cabo Verde.

O deputado falava numa conferência de imprensa, na cidade da Praia, para balanço das jornadas parlamentares para a 14ª sessão plenária do ano parlamentar 2022/2023, que terá como o ponto alto o debate com o primeiro-ministro sobre o tema “Diáspora e Desenvolvimento”.

Conforme garantiu, o executivo continuará a melhorar as condições de vida das comunidades cabo-verdianas mais vulneráveis no exterior através de um conjunto de medidas e programas que promovam a inclusão produtiva da diáspora.

“O Governo está a trabalhar, afincadamente, na prevenção com projectos e acções para uma melhor integração dos nossos jovens nos países de acolhimento, bem como através de programas de reinserção social dos repatriados via reintegração no seio da família, formação profissional, acompanhamento psicológico e ajuda na obtenção de emprego”, afirmou.

Para o MpD, prosseguiu o deputado, é inegável e está à vista de todos que a diáspora cabo-verdiana está hoje a investir mais e melhor nas suas ilhas, nos seus concelhos, nas suas ribeiras e achadas, tendo destacado o contributo da mesma no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

“É de se bater palmas aos nossos emigrantes cabo-verdianos que contribuem sobremaneira com as remessas/divisas. Em 2022, enviaram mais de 272 milhões de euros, uma média diária equivalente a 743 mil euros em remessas que chegaram a Cabo Verde, quando em 2021 rondou os 647 mil euros, um aumento de 14,8% no espaço de um ano”, salientou.

Jaime Monteiro destacou as medidas que o Governo tem implementado nos últimos anos por forma a melhorar a qualidade dos serviços consulares, a integração das comunidades em Portugal, São Tomé e Príncipe e Angola, isto, segundo o parlamentar, graças a uma diplomacia “proactiva e assertiva”, na gestão da deportação de cabo-verdianos em situação de conflito com a lei, nomeadamente através de acordo com o Governo dos Estados Unidos.

Salientou ainda que foi duplicado o valor da pensão concedida às comunidades emigradas em situação de vulnerabilidade em São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal, disponibilizado apoios aos jovens da diáspora como acesso ao ensino superior, formação profissional e empreendedorismo.

Jaime Monteiro lembrou ainda que foi implementado o Estatuto do Investidor Emigrante, instituído um novo regime de pequenas encomendas para as remessas dos emigrantes com “forte impacto” nas famílias e a iniciativa Diáspora de Sucesso.

O deputado do MpD reforçou ainda que o executivo deu e dará centralidade à diáspora do ponto de vista económico, de atracção de investimentos, de competências e de capacidades, de preservação e valorização cultural e de aumento da notoriedade de Cabo Verde no mundo.

“O Governo reforçou e reforçará uma diplomacia específica para as comunidades cabo-verdiana residentes no exterior, devendo ir para além do que tem sido tradicional, para traduzir-se em acções e políticas nos domínios económico, cultural, do conhecimento e de projecção e notoriedade do país no mundo”, declarou.

Quanto às políticas para promover o sector da educação em Cabo Verde, reconheceu o compromisso do executivo em criar as condições para que a qualidade do ensino em Cabo Verde seja melhorada cada vez mais.

Jaime Monteiro realçou ainda que o nível de educação é “bastante elevado” e que o país tem hoje um sistema de educação “bastante credível” e com diversidade a nível do ensino.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.