Urdi 2021: Abertas as inscrições para concurso de design “Klaridad”

28/08/2021 00:22 - Modificado em 28/08/2021 00:27
| Comentários fechados em Urdi 2021: Abertas as inscrições para concurso de design “Klaridad”

Já se encontram abertas até ao dia 27 de Setembro, as inscrições para a quinta edição do concurso de design “Klaridad”, promovido no âmbito do Salão_Created in Cabo Verde referente a 6ª edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde (Urdi) 2021, que está agendado para 24 a 28 de Novembro, sob o tema “Imaginar Futuros”.

Conforme edital publicado pelo Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), o concurso de design convida designers, artesãos, arquitetos e criativos no País e na diáspora a conceber um projeto de design cuja reflexão recai sobre qual o contributo do design para o futuro de Cabo Verde e de que forma as tecnologias artesanais, que se tem à nossa disposição, poderão operar de maneira a responder a desafios futuros.

A organização referiu que se nas edições anteriores o objeto de reflexão criativa era mais específico, este ano o desafio lançado passa por identificar uma problemática no nosso contexto e, a partir daí, desenvolver um projeto de design que priorize os saberes e práticas locais.

A mesma fonte justificou que, através da Klaridad, pode-se “vislumbrar a criatividade – luz física, psíquica e metafórica – o futuro como espaço germinal”, em que cada concorrente ou grupo de concorrentes, poderá apresentar o máximo de dois projectos.

Deverão submeter propostas originais e inéditas, devem ser sustentáveis, a nível económico, ambiental e social e exequíveis no âmbito da realização da Urdi 2021. Serão ainda levados em conta os critérios de inovação, integração conceptual ao tema, qualidade estética e formal, desafio experimental, eficiência, dimensão simbólica e condições de mobilidade da peça.

Serão seleccionados 15 projectos, no máximo, mas o júri poderá não seleccionar candidaturas se entender que a qualidade dos projectos não justifica.

Já o anúncio das propostas seleccionadas será feito no dia 30 de Setembro, a execução dos projectos acontece até 15 de Novembro e a inauguração do Salão_Created in Cabo Verde a 25 Novembro.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.