Frei Bernardino Lima apresenta a sua terceira obra literária: Psicopedagogia familiar – uma relação de inter-ajuda

26/08/2021 23:20 - Modificado em 26/08/2021 23:20
| Comentários fechados em Frei Bernardino Lima apresenta a sua terceira obra literária: Psicopedagogia familiar – uma relação de inter-ajuda

O Frei Bernardino Viriato Lima lançou, hoje, 26 agosto, em São Vicente, o seu mais recente livro intitulado, “Psicopedagogia Familiar – uma relação de inter-ajuda”, neste que é o terceiro livro, depois de “Uma gota de sorriso no coração dos cabo-verdianos”, dedicado ao padre Pio Gottin e um outro “coração de párida” dedicado à filosofia da emigração.

A apresentação da obra literária esteve a cargo de Fátima Almeida, bióloga e ex-delegada de educação da ilha de São vicente, na noite desta quinta-feira, na Paroquia de Nossa Senhora da Luz.

Frade capuchinho, doutor em Ciências de Educação com especialidade em psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, Frei Bernardino Viriato Lima, disse em entrevista ao NN que a obra aborda quatro focos cruciais daquilo que chama de pedagogia social que estão presentes na sociedade cabo-verdiana, sobretudo na família.

“São quatro focos cruciais daquilo que chamo de pedagogia social, que é a relação de amor e respeito entre gerações, educação da sexualidade, a prevenção do uso de drogas e os pontos chaves na relação-de-interajuda. São focos que mexem com toda a estrutura da personalidade do indivíduo”, explicou o escritor.

E para demonstrar que de facto todas estas temáticas tem uma valência Psicopedagógica, estão presentes na obra 10 casos, que acompanhou ao longo do seu trabalho pastoral, onde revela que há uma “relação-de-interajuda” que faz parte de uma terapia libertadora de certos fenómenos sociais e familiares que todos os educadores poderão exercer.

A residir em Boston, Estados Unidos, Frei Bernardino Lima, diz que actualmente as sociedades estão a perder as suas figuras de referência, os pais, adultos e, que estes estão a ser substituídos, pela realidade virtual, que não têm um impacto relevante na vida pessoal da juventude, o que leva a uma “perda da memória histórica” que se adquire na familia.

O lançamento de “Psicopedagogia familiar – uma relação de interajuda” faz parte das comemorações em honra à santa padroeira Nossa Senhora da Luz, celebradas a 08 de Setembro, próximo, em São Vicente.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.