O Tribunal Constitucional (TC) divulgou hoje a ordem definitiva dos sete candidatos às eleições presidenciais no boletim de voto, em sorteio realizado na presença dos mandatários nacionais.
De acordo com o TC, a candidatura de Fernando Rocha Delgado, às presidências do dia 17 de Outubro, ficou em primeiro lugar do boletim, seguida da de Gilson João Alves e da de José Maria Neves, seguindo-se em quarto lugar a candidatura de Carlos Alberto Veiga, quinto lugar a candidatura de Hélio Sanches, no sexto lugar Casimiro de Pina e sétimo lugar a candidatura de Joaquim Monteiro.
As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 17 de Outubro e a campanha eleitoral arranca no dia 30 de Setembro.
Segundo o calendário, desde 27 de Julho que está proibida a propaganda política feita, directa ou indirectamente, através de qualquer meio de publicidade comercial, paga ou gratuita, em qualquer meio ou suporte de comunicação.
Esta proibição começou no dia em que o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, marcou, em decreto presidencial, para 17 de Outubro a primeira volta das eleições presidenciais e a eventual segunda volta para 31 do mesmo mês.
A partir de 60 dias antes das eleições os titulares de cargos políticos estão igualmente proibidos de aprovar ou conceder subvenções, donativos, contribuições e patrocínios a particulares e de realizar cerimónias públicas de lançamento de primeiras pedras ou inaugurações.
As eleições presidenciais de 17 de Outubro vão fechar o ciclo eleitoral, após eleições autárquicas em Outubro de 2020 e legislativas em Abril deste ano.
EC