Tributo a Cesária Évora pelos seus 80 anos

19/08/2021 02:01 - Modificado em 19/08/2021 02:01
| Comentários fechados em Tributo a Cesária Évora pelos seus 80 anos

A cantora Cabo-verdiana Fantcha vai participar nos dias 9 e 10 de Setembro no festival ORI-GEN que decorrerá na cidade de Nova York, Estados Unidos da América, num espectáculo que é um tributo a Cesária Évora pelos 80 anos que ela completaria este ano.

Fantcha foi convidada para participar no festival pela cantora, etnógrafa e poliglota musical Kavita Shah como a cantora convidada.

O objectivo, segundo a organização é de ambos fazerem um tributo a Cesária Évora pelos 80 anos que ela completaria este ano. Fantcha actuará juntamente com Kavita no dia 10 de Setembro e acompanhado pelos renomados músicos cabo-verdiano Kim Alves e ZeRui Depina.

Nesta rara ocasião, a vocalista de jazz nova-iorquina Kavita Shah e o luminar cabo-verdiano Fantcha juntam-se para homenagear a lendária cantora Cesária Évora naquele que teria sido o seu 80º aniversário.

Fantcha cresceu a cantar no Mindelo, na Ilha de São Vicente, sob a tutela do compositor Ti Goy e da própria Cesária Évora. Uma performer carismática com uma voz rica e sensual, Fantcha desenvolveu seu próprio estilo musical único com inflexões africanas, cubanas e portuguesas. Já se apresentou com os melhores músicos cabo-verdianos e lançou vários álbuns, incluindo Criolinha (1998), Putumayo Presents Cabo Verde (1999), Viva Mindelo (2000), Amor Mar e Música (2010) e, mais recentemente, Nôs Caminhada (2017), em homenagem à sua mentora Cesária.

Kavita Shah é uma vocalista de jazz indicada ao GRAMMY, compositora e poliglota aclamada pela NPR por possuir uma “destreza incrível para linguagens musicais”. Aos 20 anos, morando em Salvador, Brasil, Kavita ouviu Cesária se apresentar ao vivo, cuja morna encantou a jovem artista e a levou a gravar “Sodade” em seu primeiro álbum, VISIONS (2014). Anos depois, Kavita viajou para São Vicente, onde fez pesquisas e gravou um álbum de música tradicional, Cabo Verdean Blues (a ser lançado em 2021), com o diretor musical de Cesária (e Fantcha), o multi-instrumentista Baú.

É de salientar também que a cantora Kavita já esteve no país previamente onde ela fez uma pesquisa extensiva sobre a nossa música, principalmente o género musical morna. Também gostaria de dizer que no momento ela está trabalhando com o músico Baú para a produção de um novo CD dela com músicas cabo-verdianos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.