Irão reage a tentativa de extraditar Saab: “uma ação que ameaça o direito internacional e relações entre países”

17/08/2021 11:30 - Modificado em 17/08/2021 11:31
| Comentários fechados em Irão reage a tentativa de extraditar Saab: “uma ação que ameaça o direito internacional e relações entre países”
© AFP 2021 / Atta Kenare

Durante sua coletiva de imprensa semanal na segunda-feira, 16 de agosto de 2021, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, respondeu a uma série de perguntas feitas por jornalistas sobre a política externa de Teerã.

 O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano reagiu à tentativa dos EUA de extraditar Alex Saab, diplomata venezuelano detido em Cabo Verde em Junho de 2020, afirmando que “o direito diplomático e a sua aplicação estão incorporados no direito internacional, a Convenção de Viena sendo aquele que define explicitamente este quadro ”.

“O Sr. Saab estava em uma missão diplomática como enviado do governo venezuelano para levar produtos médicos e alimentícios ao povo da Venezuela, quando o governo dos Estados Unidos bloqueou sua missão apenas por motivos políticos, aplicando suas leis ilegais e extraterritoriais”, disse Khatibzadeh.

Ele acrescentou: “A tentativa de Washington de extraditar um enviado do governo para os Estados Unidos enquanto em solo de um terceiro país não é apenas contrária a todos os princípios aceitos que regem as atividades dos diplomatas em todo o mundo, mas também pode ser uma ação que ameaça o direito internacional e relações entre países ”.

Khatibzadeh expressou a oposição de Teerã a tais ações unilaterais, dizendo: “A República Islâmica do Irã condena veementemente qualquer conduta que seja contrária aos princípios das relações internacionais e que impeça as atividades dos diplomatas.”

Na semana  passada o Governo da Rússia, através do seu Ministério das Relações Exteriores (MRE)  condenou de  formal e pública o que qualifica como “acções ilegais” levadas a cabo pelo Governo norte-americano para extraditar o Enviado Especial da Venezuela, Alex Saab, para os Estados Unidos, a partir de Cabo Verde, onde se encontra preso desde 12 de Junho de 2020.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.