Uso abusivo do álcool e de drogas está na base de mais de metade dos casos de VBG em Cabo Verde

13/08/2021 01:23 - Modificado em 13/08/2021 01:23
| Comentários fechados em Uso abusivo do álcool e de drogas está na base de mais de metade dos casos de VBG em Cabo Verde

Mais de metade dos casos de violência baseada no género (VBG) em Cabo Verde estão associados ao uso abusivo do álcool e de droga. Esta é a leitura que o mentor do projecto Casa de Reabilitação “Mentesã”, Eduino Moniz, tem dos dados de VBG apresentados pela Policia Nacional.

Segundo aquele especialista, é difícil encontrar no país menos que 70 por cento dos casos de VBG sem ser associado ao uso abusivo do álcool e de drogas, o que constitui, em Cabo Verde um problema que atinge várias esferas sociais e que, por isso, deve ser considerado um problema de saúde pública.

“Nós falamos de várias coisas, da problemática do álcool e das drogas em Cabo Verde e qual é o nosso propósito, o que vamos fazer. Como Casa Mente Sã, nós iniciamos a nossa actividade em Outubro do ano passado, em 2020, aqui em Cabo Verde e pretendemos apoiar humildemente no melhoramento das questões das drogas e uso abusivo do álcool em Cabo Verde”, disse.

Cabo Verde registou 936 casos de Violência Baseada no Género (VBG) neste primeiro semestre, correspondendo a um aumento de 16,27 por cento das situações contabilizadas na sua maioria nos concelhos da ilha de Santiago, segundo dados fornecidos pela Polícia Nacional.

Os dados foram anunciados esta quinta-feira, pelo director da Escola de Formação da Polícia Nacional, Gilberto Alves, durante a sua intervenção na cerimónia de abertura da formação sobre VBG, destinada a 25 agentes policiais.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.