Cabo Verde participa com 6 jogadores nas Olimpíadas de Xadrez

9/08/2021 13:53 - Modificado em 9/08/2021 13:53
| Comentários fechados em Cabo Verde participa com 6 jogadores nas Olimpíadas de Xadrez

Cabo Verde vai estar presente, a partir do próximo dia 13 de Agosto, nas Olimpíadas de Xadrez Online organizadas pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), através da plataforma chess.com, depois da primeira experiência de participação realizada no ano passado.

A equipa nacional é composta por seis jogadores, a saber o mestre internacional Mariano Ortega, David Mirulla, Célia Rodriguez, Akiane Moreno, Bruno Santos e Loide Gomes.

Para a constituição da equipa nacional, a Federação de Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) e a sua direcção técnica adoptaram como critérios de escolha o histórico e a disponibilidade dos interessados em termos de participação em competições online realizadas anteriormente pela federação, bem como a qualidade de jogo e a performance dos atletas neste tipo de competições.

“O abandono em competições online anteriores ou a frequente indisponibilidade para nelas participar foram factores de inelegibilidade adoptados na constituição da equipa nacional”, explicou a entidade, assegurando que embora tenha encontrado algumas dificuldades, acabou por conseguir formar o que considera ser “uma boa equipa nacional”.

Para a competição deste ano inscreveram-se, a nível mundial, cerca de 190 equipas, pelo que o objetivo da selecção nacional cabo-verdiana “será fazer melhor que o ano passado e passar à fase seguinte”, projecta a FCK, adiantando que os representantes de Cabo Verde encontram-se a treinar sob as orientações do Director Técnico Nacional, Mariano Ortega.

EC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.