O Fundo Global (FG) vai conceder a Cabo Verde novos financiamentos para o combate à Covid19, passando as contribuições dessa entidade destinadas à luta contra a pandemia para um total e 2.162.397 euros, inscritos no Mecanismo de Resposta à COVID-19 (C19RM).
Esta informação foi avançada pelo Ministério da Saúde (MS), segundo o qual o FG acaba de aprovar um investimento adicional de 1.500 mil euros, o que perfaz o montante acima referido, superior a 2 milhões. Este valor representa 50,5 por cento da ajuda que o FG tem previsto na sua carteira para Cabo Verde nos próximos tempos. A primeira parcela foi de pouco mais de 642 mil euros.
O MS esclareceu ainda que o dinheiro em causa se destina à aquisição de testes, e reagentes para diagnóstico, reagentes e consumíveis de laboratórios e equipamentos e materiais hospitalares.
O Fundo Global é um dos principais doadores internacionais de Cabo Verde que financia, a fundo perdido, o combate a muitas doenças. Criado em 2002, o FG é uma instituição financiadora internacional que associa governos, instituições da sociedade civil, o setor privado e as comunidades, e dedica-se a angariar e distribuir recursos que permitam prevenir e tratar o VIH e a SIDA, a tuberculose e a malária.