Certificado Covid-19 vai poder ser adquirido através do telemóvel no aplicativo “Nha Card”

3/08/2021 02:06 - Modificado em 3/08/2021 02:06
| Comentários fechados em Certificado Covid-19 vai poder ser adquirido através do telemóvel no aplicativo “Nha Card”

Obter o certificado através do telemóvel vai ser uma opção, já que o objetivo do executivo é acelerar o processo de vacinação.

A aplicação para telemóveis, vais possibilitar a projecção e exibição do Certificado em formato eletrónico, a ser disponibilizado nas lojas Google Play e Apple Store.

Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital.

Desenvolvida pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSI, o serviço vai ainda controlar, quem já vacinou ou não.

O Certificado COVID é um certificado “que contém informações sobre a vacinação, resultado [negativo] de teste ou recuperação” do titular. Ou seja, na verdade, são vários certificados uma vez que documentos que comprovem estas diferentes situações são definidos como Certificado.

O Certificado COVID comprova que o seu titular apresenta baixo risco de ser doente de COVID-19 activo. Assim, ao titular será permitida a circulação em determinados espaços e eventos, que é vedada ou condicionada à população não portadora do Certificado.

O Certificado COVID de Cabo Verde é emitido pelo “Ministério da Saúde ou uma entidade de saúde autorizada e certificada” para o efeito.

O certificado é emitido a título gratuito. Contudo, podem ser cobradas “as taxas adequadas para a emissão de um novo certificado em caso de perda ou de pedido de emissão em suporte papel”.

A partir das 19h às sextas, sábados, domingos e vésperas de feriados, durante o período de contingência, o funcionamento e o atendimento de pessoas nos bares e restaurantes apenas é permitido para os clientes que apresentem Certificado Covid desses dias será exigido Certificado ou resultados testes. Recorda-se que o acesso abrange quem tem ainda apenas uma dose da vacina contra a COVID-19.

Depois caberá aos responsáveis pelos espaços (bares, desde já, e restaurantes, após 1 de Setembro) exigir a apresentação do Certificado ou dos teste e verificar a sua autenticidade.

Nos estabelecimentos turísticos e alojamento local, o Certificado Covid será um documento comprovativo do baixo risco de o seu titular ser doente ativo, e servirá como medida de facilitação da circulação e da realização de eventos e atividades no contexto da pandemia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.