A capital cabo-verdiana será envolvida por uma onda de música na primeira semana de Abril com os grandes eventos de promoção da cultura cabo-verdiana: o AME e o Kriol Jazz Festival.
Estes eventos não só oferecem entretenimento de alta qualidade, mas também servem como vitrine para a rica herança musical e cultural de Cabo Verde. Além de proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes, os festivais são uma oportunidade valiosa para destacar talentos nacionais e internacionais, promovendo a diversidade musical.
Antecedendo o Kriol Jazz Festival, o Atlantic Music Expo (AME) 2024 arranca hoje, no Auditório Nacional, pelas 19:00, com uma mostra de música totalmente cabo-verdiana.
A par disso, a maior feira de música transatlântica que já vai na sua 10ª edição tem também como marca registada o ciclo de conferências com temas “importantes” e actuais a terem lugar no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
Dos temas destaca-se “Eventos Sustentáveis (Ambiente, Economia e Sociedade)”, “Formalização do sector artístico” e “Efeitos da lei do álcool em eventos musicais e culturais”.
Orçado em cerca de 20 mil contos, e sob o lema “sustentabilidade artística”, 26 artistas nacionais e internacionais compõem o cartaz da 10ª edição do Atlantic Music Expo (AME).
Katia Semedo, Quarteto Ano Nobo +1, Zubukilla Spencer, Manu Reys, Ste Mandela, Primitive e Dj Axel da Praia, Gabriela Mendes, Elly Paris, Sizal de São Vicente, Gerson Spencer e Berlock a residir em Portugal, George Tavares do Maio e Dj Sarumawashi de Santo Antão são os artistas nacionais que actuam no AME 2024.
Nove nacionalidade compõem o rol de artistas internacionais, como Giuliano Gabriele da Itália, Ana Setton, Camila Reis e Dend do Brasil, o grupo Browm Rice Family do Japão e Estados Unidos, Luis Caracol e Dj Danykas de Portugal, Klaudio Hoshai de Angola, Jocelyn Balou do Congo, Le-Panda da Quebec Canadá e Insolito Universo da Venezuela.
Para os 10 anos do AME, a organização do evento irá homenagear os impulsionadores do Atlantic Music Expo, bem como os parceiros que estão com o evento desde a primeira hora.
O AME 2024 se estende até o dia 4 de Abril, culminando com a abertura do palco para o Kriol Jazz Festival que este ano homenageia o compositor Ney Fernandes.
Assim, para o dia 04 de Abril, Jorge Pardo & Armando Orbón, da Espanha, farão a abertura do espectáculo da 13ª edição do evento, seguidos por Soren Araújo Trio, de Cabo Verde.
No dia 05, será a vez de Tibau Tavares (Cabo Verde) e Munganga Band (Áustria), Salif Keita (Mali), Steve Coleman (Estados Unidos da América) e Afro Cuban Jazz Project (Cuba).
Para o último dia, 06 de Abril, Pret e Bronk feat Jennifer Solidade de Cabo Verde, Hermeto Pascoal do Brasil, Kriolatino Cuba/Cabo Verde e Santrofi do Gana.
O kriol Jazz Festival 2024 está orçado em 25 mil contos.
Inforpress/Fim