Tratamento por dependência do álcool. 82% dos que procuraram internamento são homens

1/07/2021 20:53 - Modificado em 1/07/2021 20:53

De acordo com dados do Ministério da Saúde, referentes a pacientes em tratamento por dependência do álcool, constatou-se que 82% dos utentes que procuraram internamento são do sexo masculino e 18% do sexo feminino, sendo que a idade dos doentes está concentrada na faixa etária dos 25 aos 44 anos (48%).

A informação consta de um relatório referente ao ano 2020, que diz que Cabo Verde registou, conforme dados oficias, um total de 566 pacientes em tratamento por dependência do álcool, que representam 66% dos doentes observados no país por consumo de substâncias psicoativas.

Segundo o ministro da Saúde, esses doentes estão em tratamentos em estruturas como os hospitais centrais, as delegacias de saúde, Unidade Terapêutica da Granja de São Filipe, Tendas El Shadai, Fazenda da Esperança ou Remar.

Ainda segundo a mesma fonte, muitos que procuraram tratamento por dependência de substâncias ilícitas faziam ilegalmente o consumo abusivo do álcool e que 80% beneficiaram de tratamento em regime ambulatório e os restantes 20% em internamento.

Ainda segundo o ministro, 75% dos atendimentos aconteceram em três ilhas (Santiago, São Vicente e Santo Antão) e os dois hospitais centrais (na Praia e em Mindelo) atenderam 489 pacientes por uso abusivo do álcool.

Apesar da situação pandémica que o país atravessa, o ministro disse que os dados permitam concluir que foram feitos “enormes esforços” para que todos aqueles que recorreram aos serviços de saúde fossem atendidos e tivessem o devido encaminhamento.

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário avançou os dados na sua intervenção, na cidade da Praia, na abertura das atividades comemorativas do Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo do Álcool, que se assinalou esta quarta-feira 01 de julho e do 5.º aniversário da campanha presidencial “Menos Álcool mais Vida”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.