Praia dos Achados em Santa Luzia ficou numa situação “aceitável” para época de desova das tartarugas

21/06/2021 20:55 - Modificado em 21/06/2021 20:55
| Comentários fechados em Praia dos Achados em Santa Luzia ficou numa situação “aceitável” para época de desova das tartarugas

Cerca de 80 voluntários da Biosfera Cabo Verde estiveram envolvidos numa campanha de limpeza na Praia dos Achados, na ilha desabitada de Santa Luzia, para preparar a chegada das tartarugas para a desova, época que se inicia agora neste mês de junho.

A campanha, de acordo com o coordenador do departamento de Conservação da Biosfera I, Alberto Queiroga, em declarações a este online, orçada em cerca 8 mil euros, durante a ação que levou cerca de 20 dias, conseguiu recolher o triplo do lixo que é retirado anualmente naquela praia, numa área de cobertura de quase 3 quilómetros, entre a Praia dos Achados e costa da ilha.

“Para o armazenamento do lixo, devido a logística, que está muito complicado, por enquanto ficou armazenado em oito áreas criadas na praia, com uma capacidade de 38m2 de espaço e que ficaram completamente cheios de lixo. Ainda não podemos quantificar o lixo recolhido” realça.

Ainda assim, refere que a costa da ilha ficou com “muito lixo”, visto que o estado em que encontraram a praia era “péssimo”. “O nosso trabalho foi mais focado nas áreas de desova das tartarugas marinhas careta-careta. Depois da campanha de limpeza a praia ficou num estado aceitável. Ainda assim há muito lixo que ficou enterrado na areia” refere. 

Cerca de 80% do lixo retirado são materiais de pesca, redes, boias, cordas e caixas de pescas. Também muita madeira, garrafas de plástico, materiais de embalagem.

Neste momento, o principal problema prende-se com a retirada do lixo da ilha, estando a Biosfera a desenhar estratégias para tratar o lixo. “Para a Biosfera não faz sentido apenas retirar o lixo de Santa Luzia para levar para São Vicente só para queimar.Estamos a desenhar uma estratégia para encontrar outras soluções para o lixo, como a transformação dos materiais para a sua reutilização” vinca.

Por fim, realça a importância do trabalho feito pelos voluntários durante a campanha de limpeza, revelando que foi “excelente” e que o pessoal não estava à espera de encontrar aquela quantidade de lixo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.