Navio “Mar d’Canal” regressa modernizado para ligar São Vicente/Santo Antão

11/06/2021 13:59 - Modificado em 11/06/2021 13:59

Chama-se agora “Nôs Ferry Mar d’Canal”, passou 11 meses em reparações na Cabnave e, após um investimento de “mais de 200 mil contos”, vai regressar à linha marítima São Vicente/Santo Antão “como novo, reconstruído, requalificado e modernizado”.

Quem o afirma é o sócio-maioritário da nova Companhia Marítima Nacional Santo Antão e São Vicente, proprietária do navio, Valdemiro Ferreira, conhecido também como Vlu, em informações avançadas à Inforpress.

O “Mar d’Canal”, que se encontrava inoperacional desde abril de 2019, chama-se agora, “Nôs Ferry Mar d’Canal” e, segundo Vlu, é “provavelmente um dos melhores navios” do serviço de transporte marítimo inter-ilhas de Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, o navio deve regressar à água na próxima semana, seguindo-se um período de testes de mar, sendo certo que a viagem inaugural, ou de (re)batismo deve acontecer no final do mês.

Nestes 11 meses, os trabalhos no navio incluíram a substituição “de mais de 60%” da chaparia, “renovação completa” dos dois motores, dos tanques de lastro e da ponte de comando, para além da inclusão de assentos “último grito” para passageiros e “remodelação completa” de salões, sanitários e acomodação da tripulação.

A ideia dos promotores é continuar a servir o comércio e a economia das ilhas de São Vicente e Santo Antão.

Questionado se não teme a concorrência do navio Chiquinho BL, único, actualmente, a garantir a linha, Vlu foi taxativo na resposta, “Não”, porque, concretizou, “a concorrência é fundamental”, e que tanto o “Nôs Ferry Mar d’Canal” como o “Chiquinho BL” funcionarão como “alternativas necessárias”.

Vlu adverte que “Nôs Ferry Mar d’Canal” é “fundamental” para a estabilidade da linha São Vicente/Santo Antão e “a garantia” de que os preços de transporte se manterão estáveis.

Para a viagem inaugural São Vicente/Santo Antão/São Vicente, prevista para o final do mês, além da cerimónia de bênção da embarcação por uma entidade religiosa, prevê-se uma série de concertos musicais ao longo da viagem, entre outras atividades.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.