Hospitais do Mindelo e da Praia recebem equipamentos da Fundação Gulbenkian

10/06/2021 15:41 - Modificado em 10/06/2021 15:41
FCG.JA.3.ESTATUA

Os hospitais centrais Hospital Agostinho Neto na cidade da Praia e Hospital Baptista de Sousa em São Vicente receberam hoje, da Fundação Calouste Gulbenkian, um conjunto de equipamentos médicos avaliados em 24 mil euros, (cerca de dois mil contos) que vão permitir “melhorar a abordagem do diagnóstico do cancro da próstata”. 

Conforme informações avançadas à imprensa, pela coordenadora do Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, Carla Barbosa, em representação da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), os dois hospitais vão poder controlar melhor as doenças oncológicas centrando-se nas áreas prioritárias de desenvolvimento.

São especialmente as áreas 3 e 6, vincando que a área três visa melhorar o diagnóstico, tratamento e reabilitação, e a área 6 de capacitação, formação e educação continuada de profissionais atuando na área oncológica.

“Tem objetivo geral de melhorar os cuidados de saúde na área oncologia em Cabo Verde com um impacto, expetável no prognóstico das doenças oncológicas” referiu.

Entre os materiais constam ecógrafos sondas e guias de agulhas para biopsia, apontou a coordenadora que se mostrou confiante que esta doação vai ajudar a melhorar as condições de trabalho da equipa de urologia, que se encontra “completamente engajada” neste projecto comum, que tem como foco a melhoria dos cuidados de saúde na área de doenças oncológicas em Cabo Verde. 

Na ocasião, revelou que no âmbito deste projeto foi possível aumentar em 50% as cirurgias oncológicas, aumento de 30% nas sessões de quimioterapia e diminuição de cerca de 10% nas transferências de doentes para o exterior.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.