O exercício Granite Falco iniciou-se no dia 18 de março e seguirá até o dia 5 de abril, ministrado por militares norte-americanos do Estado de New Hampshire, que inclui cenários práticos com recurso à utilização de helicópteros.
Uma oportunidade de aprendizagem e troca de experiências que a parceria entre Forças Armadas de Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire tem proporcionado aos homens e mulheres que ingressam na instituição castrense nacional.
Cabo Verde e o Estado de New Hampshire estão em paralelo através do programa de parceria estatal, um programa da Guarda Nacional do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América para países estrangeiros para facilitar intercâmbios militares, governamentais e civis, cujo acordo de parceria entre Cabo Verde e New Hampshire data de 4 de fevereiro de 2022.
Assim, com pouco mais de dois anos de existência, o Embaixador dos EUA, John “Jeff” Daigle, afirmou que esta parceria tem-se revelado bastante frutuosa, tendo já sido concretizada, entre outros, 32 intercâmbios entre militares nacionais e o estado de New Hampshire, tanto em Cabo Verde como no estado de New Hampshire.
“Desde o lançamento do programa em fevereiro de 2022, a Guardia Nacional de New Hampshire realizou 32 eventos que fortaleceram o conhecimento tanto dos nossos militares americanos quanto dos cabo-verdianos e ajudaram a enfrentar desafios compartilhados”, afirmou o embaixador.
E apesar de ser uma parceria jovem, John “Jeff” Daigle, considerou que está a avançar a grande velocidade e que só foi possível graças ao apoio firme das Forças Armadas de Cabo Verde.
Com efeito, acredita que os sucessos do programa de parceria estatal são um reflexo direto do compromisso de ambos os lados.
“E a julgar pela incrível ocorrência do nosso conteúdo nas redes sociais sobre o exercício atual, não há dúvida de que também temos o forte apoio do público a esta parceria”, afirmou o embaixador.
Tendo em conta o quanto o programa de parceria avançou em tal ritmo, espera para ver, até onde chegará nos próximos meses, anos e até décadas.
Elvis Carvalho