DNS assegura que Cabo Verde deve receber ainda este mês 250 mil doses de vacinas contra a covid-19

19/05/2021 20:29 - Modificado em 19/05/2021 20:29
| Comentários fechados em DNS assegura que Cabo Verde deve receber ainda este mês 250 mil doses de vacinas contra a covid-19

O diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, assegurou hoje que o país deverá receber até ao final deste mês 200 mil doses da vacina da Sinopharm que o Governo está a adquirir, somadas às 50 mil oferecidas pela China.

Jorge Noel Barreto garantiu que estas doses permitirão vacinar cerca de 125 mil pessoas, considerando ser “um bom avanço”, e que permitirá abranger, pelo menos, todos os grupos prioritários que estão estabelecidos no Plano Nacional de Vacinação.

Entretanto, o responsável em declarações à Rádio Pública garantiu que o Governo continuará com a “realização de acordos bilaterais”, pelo que poderá “haver outros mecanismos” para aquisição de vacinas.

Jorge Noel Barreto lembrou que a aquisição de vacinas é um problema difícil, que quase todos os países têm que lidar, contudo, acredita que “a oferta de vacinas poderá melhorar nos próximos meses”.

“A partir do momento em que a situação da pandemia na Índia melhore, e que os países mais ricos e populosos conseguirem vacinar praticamente toda a população, a oferta das vacinas poderá ser mais acessível para que os outros países possam continuar a vacinar” afirmou.

Cabo Verde recebeu na semana passada do Governo português um total de 24 mil doses de vacinas da AstraZeneca.

Já foram imunizados no país cerca de 95,9% dos profissionais de saúde, com a primeira dose de vacinas contra a covid-19, o que equivale a um acumulado de 4.098 trabalhadores, segundo os dados avançados pelas autoridades de saúde.

Desde o início da campanha, a 19 de março, já foram vacinadas aproximadamente 20. 757 pessoas com a primeira dose e a campanha de vacinação prossegue segundo o plano estipulado.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.