Óbito: Morreu Onésimo Silveira antigo presidente da CMSV um dos maiores nomes da literatura e da política no país

29/04/2021 11:55 - Modificado em 29/04/2021 11:55

Faleceu esta quinta-feira, 29, de doença prolongada, na sua terra natal em Mindelo, Onésimo Silveira, um nome que se destacou na literatura e na política, tendo sido o primeiro presidente da Câmara Municipal da ilha eleito em democracia.

Ao longo da sua vida política que se começou em Cabo Verde no início dos anos 90, com o combate ao partido único, Onésimo Silveira, foi eleito o primeiro presidente da Câmara Municipal de São Vicente para o período de 1991-2002, tendo posteriormente vencido três eleições autárquicas à frente dos movimentos independentes MPRSV e ATS, fundou um partido político (PTS) e um movimento cívico (Espaço Democrático), foi deputado da Nação, embaixador e candidato a presidente da República.

Onésimo Silveira, 86 anos, nasceu em São Vicente a 16 de fevereiro de 1935, filho de pai descendente de gente da ilha da Boa Vista e mãe descendente de gente de Santo Antão, mas ambos naturais de São Vicente.

O mesmo viveu em viveu em Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola, China, Suécia, Moçambique e EUA, entre outros países, foi poeta, romancista e ensaísta, diplomata das Nações Unidas.

O dia do funeral de Onésimo Silveira deverá ser anunciado brevemente, sendo que terá honras no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.