EMPROFAC justifica instabilidade de fornecimento de contraste para realização de TAC com falta da matéria-prima a nível internacional

26/03/2024 10:59 - Modificado em 26/03/2024 10:59

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) esclareceu hoje que a instabilidade de fornecimento de contraste para realização da Tomografia Axial Computorizada (TAC) no mercado nacional deve-se à falta da matéria-prima para a produção do mesmo no mercado internacional.

“Na sequência da instabilidade de fornecimento de contraste para a realização de TAC no mercado nacional, a EMPROFAC – Empresa nacional de Produtos Farmacêuticos, SA, esclarece que desde 2022 que o principal fabricante deste medicamento não tem conseguido bastecer o mercado internacional com regularidade, devido à crise internacional no abastecimento de lodo, que é a principal matéria-prima para a produção de Contraste”, explica em comunicado.

Devido a este obstáculo, a EMPROFAC, afirma que em janeiro deste ano, a ERSI – Entidade Reguladora da Saúde aprovou um meio de contrate alternativo, Io-hexol 647mg/ml Sol. Inj. 500ml C/5 10HEX0L IMAX e desde essa data que têm vindo a abastecer o mercado com embalagens hospitalares.

Neste sentido, devido as pequenas quantidades que recebem, em relação a embalagens, fornecem de forma rateada para todas farmácias, clínicas e hospitais do país.

E que na passada semana receberam uma pequena quantidade (200 unidades) e desde o dia 20 de março que têm vindo a fornecer às farmácias, clínicas e hospitais do país.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.