Consórcio luso-cabo-verdiano vence concurso do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

15/04/2021 12:22 - Modificado em 15/04/2021 12:22
| Comentários fechados em Consórcio luso-cabo-verdiano vence concurso do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

O vencedor do concurso para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo é o consórcio luso-cabo-verdiano constituído pelas empresas Mota-Engil – Engenharia e Construção, SA e a Empreiteil Figueiredo, SA, a quem será adjudicado a obra.

Em comunicado, a Enapor diz que por ter havido a “não-objeção” dos financiadores do projecto, a assinatura do contrato com o consórcio selecionado decorrerá nos próximos dias.

Com efeito, garante que o prazo para a construção deste que “é um dos maiores investimentos públicos do país”, orçado em 26 483 603 euros, está estimado em 22 meses e os trabalhos vão envolver a conquista de um terrapleno, denominada “Ponte Terrestre”, com 2.700 m2, a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso e a reabilitação do cais 9 que passará a servir navios de recreio de pequeno porte.

Na sua componente mais importante, o mesmo documento aponta que este projecto prevê ainda a construção de um molhe de atracação de 400 metros de comprimento com uma profundidade de 11 metros a norte e 9 metros a sul e uma gare de passageiros com 900m2 de área e respectivo ordenamento exterior, com a inclusão de um parque de estacionamento.

“Com este projeto, Mindelo terá um Terminal de Cruzeiros inovador, moderno e com características técnicas bastante avançadas”, destaca.

Segundo a Enapor, cerca de 48.500 turistas em viagens de cruzeiro visitaram Cabo Verde em 2019, um aumento de 3% face ao ano de 2018.

“Devido à pandemia da Covid-19 o turismo de cruzeiro ficou paralisado, mas alguns países já retomaram, de forma gradual, a atividade e espera-se que, com a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo e a melhoria das condições sanitárias a nível mundial, o país passe a receber anualmente cerca de 200 000 mil turistas de cruzeiros”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.