Vacina da AstraZeneca muda de nome . Agora chama-se Vaxzevria

30/03/2021 16:36 - Modificado em 30/03/2021 16:36
| Comentários fechados em Vacina da AstraZeneca muda de nome . Agora chama-se Vaxzevria

A mudança de nome foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento a 25 de março.

© Reuters

Avacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica AstraZeneca passa agora a chamar-se Vaxzevria. O anúncio foi feito pela agência do medicamento sueca Läkemedelsverket com base em dados fornecidos pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

A vacina em si permanece inalterada, mas a agência sueca considera que a alteração do nome é importante, e chegará acompanhada de novo logótipo e embalagem.

A alteração de nome foi aprovada pela EMA a 25 de março, na sequência de um pedido feito pela empresa.

A vacina produzida pela farmacêutica anglo-sueca tem estado no centro da discussão, depois de ter sido aprovada em final de janeiro pela EMA, devido a pouco depois da sua aprovação, vários países europeus terem decidido não a usar em idosos, enquanto esperavam por mais dados.

Mais tarde, no início de março, os países europeus – incluindo Portugal – decidiram ainda suspender o seu uso preventivamente depois de terem sido relatados alguns casos de formação de coágulos em pessoas vacinadas, com algumas mortes a registar. Em Portugal a vacinação com a vacina da AstraZeneca (agora Vaxzevria) seria retomada depois do reforço de confiança da EMA no medicamento.

Ainda esta terça-feira as regiões alemãs de Berlim e Munique anunciaram a suspensão da vacina para pessoas com menos de 60 anos, depois de se terem registado 31 casos de coágulos, dos quais nove resultaram em mortes.

Por Sara Gouveia em Notícias ao Minuto

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.